Apresenta um comparativo dos investimentos em obras e projetos realizados pela PSJC para Mobilidade Urbana. Os investimentos foram divididos em quatro categorias: Transporte individual motorizado, Transporte Público, Modos Ativos, Individual + Público + Ativos (quando a obra atende a todos os modos).
OBRAS DO SISTEMA VIÁRIO E CICLOVIÁRIO - 2019 a 2024 | |||||||
# | Objeto | Nº Contrato |
Data de Conclusão | Valor Total da Obra (R$) | VALOR POR FONTE DE RECURSO (R$) | ||
FMT | TESOURO | VINCULADO | |||||
1 | Duplicação da Ponte Maria Peregrina | 621/2016 | 04/01/2019 | 14.920.392,00 | 14.920.392,00 | ||
2 | Vielas Jardim Dom Bosco | 525/2018 | 19/07/2019 | 439.626,56 | 439.626,56 | ||
3 | Guarda Corpo Viaduto dos Expedicionários | 360/2019 | 05/12/2019 | 329.521,23 | 329.521,23 | ||
4 | Melhoria Viária Av George Eastman | 390/2019 | 20/01/2020 | 774.366,81 | 774.366,81 | ||
5 | Melhoria viárias 4 regiões | 302/2019 | 06/02/2020 | 887.808,18 | 767.412,58 | 120.395,60 | |
6 | Novo acesso BR116 - km138 | 090/2019 | 25/02/2020 | 2.612.163,24 | 2.612.163,24 | ||
7 | Vielas Campos de São José | 476/2019 | 02/05/2020 | 101.840,50 | 101.840,50 | ||
8 | Melhoria Viária Av. JK | 050/2020 | 17/05/2020 | 598.308,98 | 598.308,98 | ||
9 | Vielas Jardim Nova República | 475/2019 | 19/05/2020 | 241.873,20 | 241.873,20 | ||
10 | Via Cambuí | 445/2017 | 05/06/2020 | 110.511.973,00 | 110.029.002,51 | 482.970,49 | |
11 | Arco da Inovação | 341/2018 | 08/06/2020 | 60.842.994,96 | 10.233.419,92 | 50.609.575,04 | |
12 | Vielas Jardim Santa Júlia | 469/2019 | 16/06/2020 | 159.026,25 | 159.026,25 | ||
13 | Vielas Jardim Pousada do Vale | 468/2019 | 25/08/2020 | 694.439,20 | 694.439,20 | ||
14 | Melhoria Viária Av. Pedro Friggi | 518/2019 | 02/09/2020 | 434.933,30 | 172.042,22 | 262.891,08 | |
15 | Recapeamento várias vias | 398/2019 | 09/09/2020 | 12.601.783,23 | 12.601.783,23 | ||
16 | Ciclovia Av. Jorge Zarur | 303/2019 | 28/09/2020 | 3.393.730,09 | 2.277.536,50 | 1.116.193,59 | |
17 | Rotatória do Gás | 528/2018 | 07/10/2020 | 15.030.572,09 | 15.030.572,09 | ||
18 | Recapeamento Av. Benedito Friggi x R. Cidade de Washington | 302/2020 | 14/12/2020 | 740.997,17 | 93.475,62 | 647.521,55 | |
19 | Recapeamento R. Corifeu de A. Marques e R. José Ignácio Bicudo | 301/2020 | 14/12/2020 | 1.528.516,92 | 131.937,92 | 1.396.579,00 | |
20 | Ligação - Av. Salinas x Av. Evangélicos Fase1 | 233/2019 | 15/12/2020 | 6.318.548,64 | 322.329,71 | 5.996.218,93 | |
21 | Ligação - Av. Salinas x Av. Evangélicos Fase2 | 102/2020 | 18/12/2020 | 2.147.933,36 | 2.147.933,36 | ||
22 | Pavimentação Binário R. Ana M. Nardo | 290/2020 | 23/02/2021 | 2.387.630,68 | 68.938,32 | 2.318.692,36 | |
23 | Ciclovia CTA - Av. dos Astronautas - Etapa 1 | 325/2019 | 23/04/2021 | 3.388.879,99 | 2.641.059,32 | 747.820,67 | |
24 | Acesso R. Adolpho Goll x R. Francisco Rosa Marques | 110/2021 | 11/06/2021 | 199.607,88 | 27.579,35 | 172.028,53 | |
25 | Implantação de travessias elevadas | 342/2020 | 14/06/2021 | 271.156,08 | 271.156,08 | ||
26 | Melhoria Viária - Novo Horizonte | 445/2020 | 14/09/2021 | 1.184.326,45 | 1.184.326,45 | ||
27 | Fornecimento e implantação de paraciclos | 085/2022 | 08/07/2021 | 118.593,30 | 118.593,30 | ||
28 | Ciclovia CTA - Av. dos Astronautas Etapa 2 (SEMOB) | 265/2021 | 22/02/2022 | 1.078.468,74 | 1.078.468,74 | ||
29 | Melhoria viária Conjunto 31 de Março (Av. George Eastman e região) | 285/2021 | 29/04/2022 | 3.595.395,60 | 1.719.043,70 | 1.876.351,90 | |
30 | Nivelamento da Via Norte | 374/2021 | 13/06/2022 | 1.840.654,50 | 1.150.724,59 | 689.929,91 | |
31 | Ciclovia Chácaras Reunidas | 321/2021 | 02/06/2022 | 365.660,54 | 162.195,76 | 203.464,78 | |
32 | Corredor exclusivo Linha Verde - VLP's | 219/2020 | 30/09/2022 | 76.126.685,59 | 63.052.791,64 | 13.073.893,95 | |
33 | Revitalização na R. XV de Novembro | 074/2022 | 27/03/2023 | 22.962.599,84 | 22.962.599,84 | ||
34 | Execução de obra de terraplenagem, drenagem e pavimentação | 082/2022 | 05/04/2023 | 1.074.563,58 | 1.074.563,58 | ||
35 | Reparos -Viaduto Rui Dória (Nélson D'Ávila) e Ponte Flamínio (Urbanova) | 239/2021 | 17/04/2023 | 1.158.887,45 | 1.158.887,45 | ||
36 | Passeio compartilhado na R. Santarém | 011/2023 | 27/04/2023 | 281.090,37 | 281.090,37 | ||
37 | Recapeamento na Av. Pedro Friggi | 028/2023 | 01/06/2023 | 855.768,31 | 685.415,41 | 170.352,90 | |
38 | Recapeamento e reconstrução asfáltica na Rua Carlos Marcondes | 019/2023 | 08/06/2023 | 1.792.854,09 | 1.641.270,12 | 151.583,97 | |
39 | Ciclovia / passeio compartilhado - SFX | 557/2022 | 01/07/2023 | 2.874.957,26 | 522.186,69 | 2.352.770,57 | |
40 | Requalificação viária na Av. dos Evangélicos x Av. Adonias da Silva | 192/2023 | 22/07/2023 | 516.861,89 | 516.861,89 | ||
41 | Passeio compartilhado e rampas de acessibilidade no Chácaras Reunidas | 013/2023 | 07/09/2023 | 197.865,82 | 13.367,34 | 184.498,48 | |
42 | Ciclovia / ciclofaixa da Av. GM | 050/2023 | 01/10/2023 | 3.590.173,38 | 3.368.588,05 | 221.585,33 | |
43 | Recapeamento asfáltico na R. Winston Churchill, Av. Anchieta, R. Manoel Borba Gato, R. Sebastião Felício, R. Gov. Valadares e R. Norma Sueli Junqueira Pereira | 009/2023 | 10/10/2023 | 2.491.955,47 | 811.385,47 | 1.680.570,00 | |
44 | Requalificação viária na Av. Lineu de Moura | 006/2023 | 09/11/2023 | 11.955.423,15 | 8.462.517,85 | 3.492.905,30 | |
45 | Duplicação Av. João Rodolfo Castelli | 339/2022 | 22/09/2024 | 13.845.847,30 | 13.845.847,30 | ||
TOTAL | 389.467.256,17 | 20.763.025,04 | 291.166.272,46 | 77.537.958,67 | |||
% | 100% | 5,3% | 74,8% | 19,9% |
OBRAS DO SISTEMA VIÁRIO E CICLOVIÁRIO - 2019 a 2024 | |||||||
# | Objeto | Nº Contrato |
Data de Conclusão | VALOR INVESTIDO POR MODAL DE TRANSPORTE | |||
1.Transporte individual motorizado | 2.Transporte publico | 3.Modos ativos | 4.Individual + Publico + ativos | ||||
1 | Duplicação da Ponte Maria Peregrina | 621/2016 | 04/01/2019 | 14.920.392,00 | |||
2 | Vielas Jardim Dom Bosco | 525/2018 | 19/07/2019 | 439.626,56 | |||
3 | Guarda Corpo Viaduto dos Expedicionários | 360/2019 | 05/12/2019 | 329.521,23 | |||
4 | Melhoria Viária Av George Eastman | 390/2019 | 20/01/2020 | 774.366,81 | |||
5 | Melhoria viárias 4 regiões | 302/2019 | 06/02/2020 | 887.808,18 | |||
6 | Novo acesso BR116 - km156 | 090/2019 | 25/02/2020 | 2.612.163,24 | |||
7 | Vielas Campos de São José | 476/2019 | 02/05/2020 | 101.840,50 | |||
8 | Melhoria Viária Av. JK | 050/2020 | 17/05/2020 | 598.308,98 | |||
9 | Vielas Jardim Nova República | 475/2019 | 19/05/2020 | 241.873,20 | |||
10 | Via Cambuí | 445/2017 | 05/06/2020 | 110.511.973,00 | |||
11 | Arco da Inovação | 341/2018 | 08/06/2020 | 60.842.994,96 | |||
12 | Vielas Jardim Santa Júlia | 469/2019 | 16/06/2020 | 159.026,25 | |||
13 | Vielas Jardim Pousada do Vale | 468/2019 | 25/08/2020 | 694.439,20 | |||
14 | Melhoria Viária Av. Pedro Friggi | 518/2019 | 02/09/2020 | 434.933,30 | |||
15 | Recapeamento várias vias | 398/2019 | 09/09/2020 | 12.601.783,23 | |||
16 | Ciclovia Av. Jorge Zarur | 303/2019 | 28/09/2020 | 3.393.730,09 | |||
17 | Rotatória do Gás | 528/2018 | 07/10/2020 | 15.030.572,09 | |||
18 | Recapeamento Av. Benedito Friggi x R. Cidade de Washington | 302/2020 | 14/12/2020 | 740.997,17 | |||
19 | Recapeamento R. Corifeu de A. Marques e R. José Ignácio Bicudo | 301/2020 | 14/12/2020 | 1.528.516,92 | |||
20 | Ligação - Av. Salinas x Av. Evangélicos Fase1 | 233/2019 | 15/12/2020 | 6.318.548,64 | |||
21 | Ligação - Av. Salinas x Av. Evangélicos Fase2 | 102/2020 | 18/12/2020 | 2.147.933,36 | |||
22 | Pavimentação Binário R. Ana M. Nardo | 29020/20 | 23/02/2021 | 2.387.630,68 | |||
23 | Ciclovia CTA - Av. dos Astronautas - Etapa 1 | 325/2019 | 23/04/2021 | 3.388.879,99 | |||
24 | Acesso R. Adolpho Goll x R. Francisco Rosa Marques | 110/2021 | 11/06/2021 | 199.607,88 | |||
25 | Implantação de travessias elevadas | 342/2020 | 14/06/2021 | 271.156,08 | |||
26 | Melhoria Viária - Novo Horizonte | 445/2020 | 14/09/2021 | 1.184.326,45 | |||
27 | Fornecimento e implantação de paraciclos | 085/2022 | 08/07/2021 | 118.593,30 | |||
28 | Ciclovia CTA - Av. dos Astronautas Etapa 2 (SEMOB) | 265/2021 | 22/02/2022 | 1.078.468,74 | |||
29 | Melhoria viária Conjunto 31 de Março (Av. George Eastman e região) | 285/2021 | 20/01/2020 | 3.595.395,60 | |||
30 | Nivelamento da Via Norte | 374/2021 | 13/06/2022 | 1.840.654,50 | |||
31 | Ciclovia Chácaras Reunidas | 321/2021 | 02/06/2022 | 365.660,54 | |||
32 | Corredor exclusivo Linha Verde - VLP's | 219/2020 | 30/09/2022 | 76.126.685,59 | |||
33 | Revitalização na R. XV de Novembro | 074/2022 | 27/03/2023 | 22.962.599,84 | |||
34 | Execução de obra de terraplenagem, drenagem e pavimentação | 082/2022 | 05/04/2023 | 1.074.563,58 | |||
35 | Reparos -Viaduto Rui Dória (Nélson D'Ávila) e Ponte Flamínio (Urbanova) | 239/2021 | 17/04/2023 | 1.158.887,45 | |||
36 | Passeio compartilhado na R. Santarém | 011/2023 | 27/04/2023 | 281.090,37 | |||
37 | Recapeamento na Av. Pedro Friggi | 028/2023 | 01/06/2023 | 855.768,31 | |||
38 | Recapeamento e reconstrução asfáltica na Rua Carlos Marcondes | 019/2023 | 08/06/2023 | 1.792.854,09 | |||
39 | Ciclovia / passeio compartilhado - SFX | 557/2022 | 01/07/2023 | 2.874.957,26 | |||
40 | Requalificação viária na Av. dos Evangélicos x Av. Adonias da Silva | 192/2023 | 22/07/2023 | 516.861,89 | |||
41 | Passeio compartilhado e rampas de acessibilidade no Chacaras Reunidas | 013/2023 | 07/09/2023 | 197.865,82 | |||
42 | Ciclovia / ciclofaixa da Av. GM | 050/2023 | 01/10/2023 | 3.590.173,38 | |||
43 | Recapeamento asfáltico na R. Winston Churchill, Av. Anchieta, R. Manoel Borba Gato, R. Sebastião Felício, R. Gov. Valadares e R. Norma Sueli Junqueira Pereira | 009/2023 | 10/10/2023 | 2.491.955,47 | |||
44 | Requalificação viária na Av. Lineu de Moura | 006/2023 | 09/11/2023 | 11.955.423,15 | |||
45 | Duplicação Av. João Rodolfo Castelli | 339/2022 | 22/09/2024 | 13.845.847,30 | |||
TOTAL | 21.756.702,53 | 92.182.309,36 | 40.123.841,81 | 235.404.402,47 | |||
% | 5,6% | 23,7% | 10,3% | 60,4% |
OBRAS DO SISTEMA VIÁRIO E CICLOVIÁRIO - 2019 a 2024 | |||||||
# | Objeto | Modal de Transporte Atendido | Descritivo da Obra | nº das Linhas beneficiadas do Transporte Público | |||
1 | Duplicação da Ponte Maria Peregrina | 4.Individual + Publico + ativos | A construção de uma segunda ponte sobre o Rio Paraíba, ligando a Via Norte à Avenida Conde Francisco Matarazzo, no Jd. Telespark, região norte da cidade, consiste numa estrutura com três faixas de rolamento, ciclovia e passeio com iluminação à LED. A ponte duplicada tem 210 metros de extensão por 15 de largura. A nova ligação beneficia cerca de 60 mil moradores que trafegam pelo local. |
115, 140 e Alternativa 11 | |||
2 | Vielas Jardim Dom Bosco | 3.Modos ativos | São obras de urbanização de 11 vielas no Residencial Dom Bosco, na região leste da cidade. As vielas também foram iluminadas com lâmpadas de LED, trazendo mais segurança aos moradores. Antes estreitas, com erosões, as vielas ganharam rampas, escadas, guarda corpo, pisos de alerta e plantio de grama. Em alguns locais, foi necessário fazer muros de contenção, muros de arrimo e reformas de bocas de lobo. | - | |||
3 | Guarda Corpo Viaduto dos Expedicionários | 3.Modos ativos | A troca do gradil do viaduto dos Expedicionários, próximo ao Parque da Cidade é uma das ligações da região norte com o centro do município. A nova estrutura dará mais segurança aos pedestres que passam diariamente pelo local. | - | |||
4 | Melhoria Viária Av George Eastman | 1.Transporte individual motorizado | A obra de requalificação da rotatória da Avenida George Eastman e da Praça Wilson Rocha de Siqueira, no Conjunto 31 de Março, região sul de São José dos Campos, ampliou a praça do local em cerca de 400 metros quadrados, aumentando o espaço arborizado e melhorando a fluidez para quem chega da via Dutra ou deseja acessar a rodovia. Foi feita também a ampliação da área de acomodação para a entrada e saída da rotatória, garantindo a fluidez e segurança no local. Foi construída nova rede de drenagem com ampliação das bocas de lobo. Além disso, foram executados passeio e ciclovia. |
320 | |||
5 | Melhoria viárias 4 regiões | 4.Individual + Publico + ativos | O projeto inclui: - Rampas de acessibilidade e calçadas na Av. dos Astronautas; - Ciclovia na Av. João Batista de Souza Soares, entre a Rua Oeiras e Rua Arequipa; - Melhorias no passeio na Av. São José (Fármacia Central); - Requalificação Viária e melhorias no passeio da Pç. Anchieta; - Rua Completa na R. Cel. José Monteiro; - Travessia Elevada na R. Sebsatião Humel. |
101, 103, 105, 107, 108, 116, 122, 124, 150, 211, 231, 5107, 5109, Alimentadora SFX/SJC, Alternativa 10 e Alternativa 14 | |||
6 | Novo acesso BR116 - km136 | 1.Transporte individual motorizado | Nova alça de saída da Rodovia Pres. Dutra, no km 136, sentido SP, para via local de acesso a um dos pólos industriais da cidade, trazendo maior segurança a circulação dos veículos. | - | |||
7 | Vielas Campos de São José | 3.Modos ativos | As vielas urbanizadas receberam rampas e escadas quando necessário, além de iluminação com lâmpadas LED, plantio de grama, entre outras melhorias, trazendo mais segurança aos moradores. | - | |||
8 | Melhoria Viária Av. JK | 4.Individual + Publico + ativos | São obras de melhoria no sistema de drenagem do local, além de um novo acesso através da ligação da Avenida JK com a Rua Saigiro Nakamura. | 200, 201, 202, 204, 205, 206, 211, 215, 222, 230, 231, 237, 240, 242, 243, 244, 250, 251, 340, 341, 5117, Alternativa 21, Alternativa 24 e Alternativa 25. | |||
9 | Vielas Jardim Nova República | 3.Modos ativos | As vielas urbanizadas receberam rampas e escadas quando necessário, além de iluminação com lâmpadas LED, plantio de grama, entre outras melhorias, trazendo mais segurança e conforto aos moradores. | - | |||
10 | Via Cambuí | 4.Individual + Publico + ativos | A Via Cambuí é a maior obra viária da história da cidade. Uma via com 8,6 quilômetros de extensão, dotada de ciclovia e passeio para pedestres, que liga as regiões sudeste, leste e centro da cidade, com iluminação de LED e uso de asfalto ecológico em toda sua extensão. | 210, 212, 219, 252, 334, 335 e 340. | |||
11 | Arco da Inovação | 4.Individual + Publico + ativos | O complexo viário do Arco da Inovação liga a Avenida Jorge Zarur às avenidas São João e Cassiano Ricardo, desafongando o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade e beneficiar motoristas e passageiros do transporte coletivo. Em 2020, mais de 60 mil trabalhadores passam pelo trecho em 1.246 viagens de ônibus e 150 mil veículos todos os dias. A obra do Arco da Inovação permitiu uma série de melhorias na região da rotatória do Colinas, entre elas a instalação de um novo e moderno sistema semafórico inteligente – dando maior fluidez no trânsito – , implantação de uma nova baia e abrigo de ônibus próximo à rotatória e nos dois sentidos da Avenida São João, no Aquarius, o recapeamento asfáltico, alargamento do viaduto sobre o Córrego Senhorinha, além de toda a acessibilidade para as pessoas com deficiência. |
117, 119, 122, 215, 222, 232, 237, 303, 309, 310, 311, 313, 319, 320, 323, 331, 333, 350, 500, Alternativa 32 e Alternativa 33. | |||
12 | Vielas Jardim Santa Júlia | 3.Modos ativos | As vielas urbanizadas receberam rampas e escadas quando necessário, além de iluminação com lâmpadas LED, plantio de grama, entre outras melhorias, trazendo mais segurança aos moradores. | - | |||
13 | Vielas Jardim Pousada do Vale | 3.Modos ativos | As vielas urbanizadas receberam rampas e escadas quando necessário, além de iluminação com lâmpadas LED, plantio de grama, entre outras melhorias, trazendo mais segurança aos moradores. | - | |||
14 | Melhoria Viária Av. Pedro Friggi | 4.Individual + Publico + ativos | A obra de reestruturação da rotatória com a avenida Gustavo Rico Toro aumentou a capacidade e os níveis de serviços, dando maior segurança aos usuários da via, melhorando as condições de tráfego, em especial os tempos de percurso dos ônibus do transporte público que passam pela região. Foi realizado um alargamento viário na subida da avenida sentido bairro e fechado o retorno que dá acesso para a avenida das Rosas, que foi substituído por um retorno na rua Gustavo Rico Toro. Além disso, na rua dos Lírios foi criado um novo retorno, dando acesso para a Rua Gustavo Rico Toro. |
201, 202, 204, 206, 222, 237, 240, 242, 243, 244, 250, 341, Alternativa 24 e Alternativa 25. | |||
15 | Recapeamento várias vias | 2.Transporte publico | O programa Asfalto Novo realizou a pavimentação nos principais corredos do transporte público da cidade e vias de ligação entre as regiões, melhorando as condiçoes de tráfego, trazendo mais segurança e conforto no percuso dos ônibus do transporte público. | Todas as linhas do Transporte Público | |||
16 | Ciclovia Av. Jorge Zarur | 3.Modos ativos | Essa ciclovia integra o complexo viário do Arco da Inovação - Ponte Estaiada Juana Blanco, conectando as regiões central, oeste e sul, permitindo uma nova opção de deslocamento para quem mora, trabalha ou escolhe pedalar por estas regiões. A ciclovia tem 3,3 quilômetros de extensão. A ciclovia passa pelas avenidas Eduardo Cury, Jorge Zarur, Rodrigo Reis Tuy e Benedito Matarazzo. Na nova ciclovia, os ciclistas podem, por exemplo, sair do bairro Urbanova, na região oeste, ou de Santana, na zona norte, e ir até o bairro Dom Pedro 2º, na região sul da cidade. |
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17 | Rotatória do Gás | 4.Individual + Publico + ativos | A requalificação da Rotatória do Gás, no Jardim Americano, teve o objetivo de melhorar o trânsito na avenida Tancredo Neves e estrada do Cajuru, com uma passagem de nível inferior, além de melhorias na acessibilidade e segurança para pedestres e ciclistas. No entroncamento, foram construídos três trechos de pistas, com asfaltamento de 1,3 quilômetro de extensão, além de muros de contenção, para dar estabilidade ao terreno, e uma passagem de nível de 42 metros de comprimento. |
201, 202, 204, 232, 237, 240, 242, 243, 250, 341 e Alternativo 25 | |||
18 | Recapeamento Av. Benedito Friggi x R. Cidade de Washington | 2.Transporte publico | A obra do Asfalto Novo realizou a pavimentação nas Avenidas Benedito Friggi, no Jardim Motorama e na Avenida Cidade Washington, no Vista Verde, melhorando as condiçoes de tráfego, trazendo mais segurança e conforto no percuso dos ônibus do transporte público. | 201, 202, 204, 206, 222, 237, 240, 242, 243, 244, 250, 341, Alternativa 24 e Alternativa 25. | |||
19 | Recapeamento R. Corifeu de A. Marques e R. José Ignácio Bicudo | 2.Transporte publico | A obra do Asfalto Novo realizou a pavimentação em um trecho de 750 metros da Avenida Corifeu de Azevedo Marques, no Jardim das Indústrias, na região oeste da cidade, entre a Avenida Alfredo Asdente, na saída da Via Oeste, até a Rua das Seringueiras. A Avenida José Ignácio Bicudo, no Jardim São Leopoldo, na região sudeste, recebeu a pavimentação de um trecho de 500 metros, a partir da Avenida João Rodolfo Castelli, melhorando as condiçoes de tráfego, trazendo mais segurança e conforto no percuso dos ônibus do transporte público. |
R. Corifeu de A. Marques: 311 e Alternativa 32. R. José Ignácio Bicudo: 212, 302 e 333. |
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20 | Ligação - Av. Salinas x Av. Evangélicos Fase1 | 4.Individual + Publico + ativos | A obra de ligação entre as avenidas Salinas e dos Evangélicos, consiste na construção de uma ponte, onde antes havia somente uma pequena passarela de madeira sobre o córrego Senhorinha. Sendo uma demanda antiga da população, a ponte facilita o acesso entre os bairros da região sul, como o Parque dos Ipês, Dom Pedro, Campo dos Alemães, Bosque dos Eucaliptos e Jardim Del Rey e beneficia diretamente o Transporte Público da região. O projeto tem aproximadamente 400 metros de extensão com duas faixas de rolamento por sentido, com calçada, ciclovia e rampas de acessibilidade. |
318, 319 e 323. | |||
21 | Ligação - Av. Salinas x Av. Evangélicos Fase2 | 4.Individual + Publico + ativos | A obra de ligação entre as avenidas Salinas e dos Evangélicos, consiste na construção de uma ponte, onde antes havia somente uma pequena passarela de madeira sobre o córrego Senhorinha. Sendo uma demanda antiga da população, a ponte facilita o acesso entre os bairros da região sul, como o Parque dos Ipês, Dom Pedro, Campo dos Alemães, Bosque dos Eucaliptos e Jardim Del Rey e beneficia diretamente o Transporte Público da região. O projeto tem aproximadamente 400 metros de extensão com duas faixas de rolamento por sentido, com calçada, ciclovia e rampas de acessibilidade. |
318, 319 e 323.. | |||
22 | Pavimentação Binário R. Ana M. Nardo | 4.Individual + Publico + ativos | Localizada entre os bairros Jardim Esplanada e Vale dos Pinheiros, a Via Esplanada foi planejada para desafogar o trânsito e gerar mais qualidade de vida aos usuários do transporte público, ciclistas e pedestres que passam por essa região. Antes da construção dessa via, nos horários de pico, sobretudo no período da tarde, o local registrava trânsito intenso, situação que demanda operações de trânsito diárias, envolvendo até sete agentes da mobilidade atuando, simultaneamente. Além de facilitar a interligação das regiões centro e oeste e trazer melhorias no que diz respeito à fluidez, a nova via proporciona uma circulação mais segura, tendo em vista que o sistema binário, que consiste em transformar ruas paralelas de mão dupla em ruas com sentido único, reduz o conflito entre os usuários da via e, consequentemente, o risco de acidentes. A ciclovia da Via Esplanada promove a interligação do sistema cicloviário da avenida Anchieta com a ciclovia da Avenida Lineu de Moura. |
111, 134 e 121. | |||
23 | Ciclovia CTA - Av. dos Astronautas - Etapa 1 | 3.Modos ativos | Essa ciclovia de 6 quilômetros de extensão, liga a entrada do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) ao aeroporto de São José dos Campos, passando pela Marginal da Rodovia Presidente Dutra (sentido RJ) e pela avenida dos Astronautas, na região sudeste da cidade. Essa obra incentiva o uso do transporte sustentável, através do aumento a oferta desses modais e com melhores condições aos usuários, principalmente de segurança, para esses tipos de deslocamentos. |
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24 | Acesso R. Adolpho Goll x R. Francisco Rosa Marques | 1.Transporte individual motorizado | As obras de ligação entre as ruas Adolpho Goll (Jardim Morumbi) e Francisco Rosa Marquês (Parque Residencial União), na região sul, tem por objetivo melhorar os deslocamentos de quem vive ou passa pela região, permitindo o acesso mais fácil para a Estrada Velha, Chácaras Reunidas e Avenida Bacabal, reduzindo as distâncias nos deslocamentos da população. No passado, os moradores utilizavam uma pequena viela para fazer a passagem de uma rua para outra a pé, de bicicleta ou moto. Com a obra, foi feito o alargamento do trecho para uma nova via, permitindo a passagem de veículos, ciclistas e pedestres com segurança. |
310, 326 e 327 | |||
25 | Implantação de travessias elevadas | 3.Modos ativos | A implantação das travessias visa aumentar a segurança e acessibilidade do pedestre no trânsito. No que se refere à segurança, o pavimento elevado obriga o motorista a reduzir a velocidade do veículo, oferecendo assim mais tranquilidade aos pedestres na hora de atravessar. Para a acessibilidade, a travessia no mesmo nível da calçada também traz melhorias uma vez que facilita o deslocamento de pessoas idosas, com deficiência e até mesmo mães com carrinho de bebê. Prioritariamente, as travessias elevadas são feitas em áreas de grande circulação de pessoas, como escolas, centros poliesportivos e unidades de saúde. |
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26 | Melhoria Viária - Novo Horizonte | 2.Transporte publico | Foram realizadas adequações viárias com objetivo de garantir uma melhor fluidez do trânsito, principalmente no trajeto entre a Avenida Tancredo Neves e a Praça Primeiro de Maio, que incluiram mudanças no sentido de circulação, instalação de semáforos, abertura de canteiro central e outras obras de melhorias viária. Na praça Primeiro de Maio foram realizadas melhorias de sinalização viária, de acessibilidade e de segurança para os usuários do transporte público, com uma baia exclusiva para os ônibus. Com a alteração viária, a Rua dos Pedreiros passou a ser mão única no sentido Avenida Tancredo Neves, a partir da Rua dos Farmacêuticos. Já a Rua dos Eletricistas tornou-se mão única no sentido bairro (Praça Primeiro de Maio), a partir da Avenida Tancredo Neves até a Rua dos Farmacêuticos. A rua dos Pedreiros também foi necessário uma melhoria no pavimento para reforçar sua estrutura para o aumento do volume de tráfego, devido as mudanças no sentido de circulação do trânsito local. |
201, 204, 232, 237, 240, 242, 246, 250 e Alternativa 25. | |||
27 | Fornecimento e implantação de paraciclos | 3.Modos ativos | A ampliação de paraciclos, estacionamento para bicicletas, tem por objetivo estimular a mobilidade ativa na cidade, com o uso de bicicletas e caminhadas para os deslocamentos. Os paraciclos são instalados, pricipalmente nos local como centralidades de comércios e serviços, equipamentos públicos, parques, ciclovias e pontos de acesso ao trasnporte público. |
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28 | Ciclovia CTA - Av. dos Astronautas Etapa 2 (SEMOB) | 3.Modos ativos | Essa ciclovia de 6 quilômetros de extensão, liga a entrada do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) ao aeroporto de São José dos Campos, passando pela Marginal da Rodovia Presidente Dutra (sentido RJ) e pela avenida dos Astronautas, na região sudeste da cidade. Essa obra incentiva o uso do transporte sustentável, através do aumento a oferta desses modais e com melhores condições aos usuários, principalmente de segurança, para esses tipos de deslocamentos. |
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29 | Melhoria viária Conjunto 31 de Março (Av. George Eastman e região) | 4.Individual + Publico + ativos | A obra de requalificação da rotatória da Avenida George Eastman e da Praça Wilson Rocha de Siqueira, no Conjunto 31 de Março, região sul, ampliou a praça em cerca de 400 metros quadrados, ampliando o espaço arborizado e melhorando a fluidez para quem chega da via Dutra ou deseja acessar a rodovia. O projeto incluiu a ampliação da área de acomodação para a entrada e saída da rotatória, sem a necessidade de um sistema semafórico, garantindo a fluidez local. Para o sistema de drenagem foi executado a ampliação das bocas de lobo. O passeio público também recebeu melhorias para a implantação de passeio compartilhado com ciclista, ampliando a malha cicloviária da região. |
122, 309 e 320. | |||
30 | Nivelamento da Via Norte | 4.Individual + Publico + ativos | As obras para a recuperação de pavimentação asfáltica na Avenida Prefeito José Marcondes Pereira, a Via Norte, consistem na demolição e a reconstrução de pavimento em alguns trechos da via e também no passeio e ciclovia, além da rede de tubulação de águas pluviais. O foco é corrigir as ondulações no pavimento trazendo maior conforto e segurança para os veículos que circulam pelo local, principalmente, para os ônibus do transporte público. O Projeto também conta com a implantação de iluminação à LED na calçada e ciclovia. |
140 | |||
31 | Ciclovia Chácaras Reunidas | 3.Modos ativos | O Projeto chamado Bairro Ciclável, implantou mais de 5,4 quilômetros de ciclofaixas e passeios compartilhados, ampliação do sistema cicloviário da cidade. | - | |||
32 | Corredor exclusivo Linha Verde - VLP's | 2.Transporte publico | A Linha Verde é um corredor exclusivo do transporte público que interliga regiões sul e centro, utilizando até 31% da faixa pertencente à ISA CTEEP (Companhia Paulista de Transmissão de Energia Elétrica S/A). A desapropriação foi realizada por meio de troca de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O eixo sustentável contribui para a criação de novas centralidades, estimulando o crescimento do setor imobiliário, a economia e gerando empregos com a expansão de novos empreendimentos, além de interligar os principais centros comerciais da cidade e universidades, beneficiando os estudantes. O distrito industrial Chácaras Reunidas e o Centro Empresarial Eldorado ter acesso mais facilitado, beneficiando trabalhadores e o setor produtivo do município. Pelo corredor, circula o transporte rápido de massa, com veículos 100% elétricos que garante modernidade, conforto e sustentabilidade no serviço de transporte público oferecido e à população. Nos trechos de implantação do corredor em concreto, as calçadas serão feitas com elementos permeáveis e a iluminação será em LED alimentada pelo sistema fotovoltaico on-grid, com arborização de todo traçado e ciclovia. |
Linha Verde | |||
33 | Revitalização na R. XV de Novembro | 3.Modos ativos | As obras de revitalização da Rua XV fazem parte do projeto Urbaniza Centro, que inclui a retirada dos postes e o aterramento da fiação elétrica, ampliação do passeio, além de obras de drenagem e de implantação de pavimento intertravado, deixando a região central mais próspera economicamente, harmônica e agradável sendo as pessoas como prioridade. As obras ocorrerão desde o cruzamento com a Rua Dolzani Ricardo até a Praça Padre João. |
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34 | Execução de obra de terraplenagem, drenagem e pavimentação | 1.Transporte individual motorizado | Os executadas nos bairros Capão Grosso, Santa Hermínia, Chácara Araújo, Jardim Mesquita e Jardim Santa Maria. | 243 e 246 | |||
35 | Reparos -Viaduto Rui Dória (Nélson D'Ávila) e Ponte Flamínio (Urbanova) | 4.Individual + Publico + ativos | As obras foram parte do pacote de melhorias em pontes e viadutos lançado pela Prefeitura de São José dos Campos que contemplou a reforma no viaduto da avenida Nelson D’Ávila (centro) e da ponte Flamínio Vaz de Lima, no Urbanova, região oeste da cidade, onde foram realizados reparos no pavimento das pistas e correções nas juntas de dilatação. Estas obras foram necessárias para garantir a segurança viária nas pontes e viadutos. |
Vd. Rui Dória: Linha Verde, 208, 209, 303, 306, 5105, 5106, 5114, 5116, 5118 e Alternativa 20. Ponte Flaminio: 121 e 128. |
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36 | Passeio compartilhado na R. Santarém | 3.Modos ativos | Requalificação do passeio por toda extensão (1,8 km) da Rua Santarém para adequá-lo como passeio compartilhado com os ciclistas. | - | |||
37 | Recapeamento na Av. Pedro Friggi | 1.Transporte individual motorizado | A obra do Asfalto Novo realizou a pavimentação na Avenida Pedro Friggi, no Vista Verde, melhorando as condiçoes de tráfego, trazendo mais segurança e conforto no percuso dos ônibus do transporte público. | 201, 202, 204, 206, 211, 222, 237, 240, 242, 243, 244, 250, 341, Alternativo 24 e Alternativo 25. | |||
38 | Recapeamento e reconstrução asfáltica na Rua Carlos Marcondes | 1.Transporte individual motorizado | A obra do Asfalto Novo realizou a pavimentação na Rua Carlos Marcondes, no Jardim Limoeiro, melhorando as condiçoes de tráfego, trazendo mais segurança e conforto no percuso dos ônibus do transporte público. | 306 e 311. | |||
39 | Ciclovia / passeio compartilhado - SFX | 3.Modos ativos | Essa é a primeira ciclovia do distrito de São Francisco Xavier, com passeio e ciclofaixa compartilhados, interligando o bairro dos Remédios ao centro do distrito, em um percurso de 4,5 quilômetros. Uma nova alternativa de deslocamento para trabalhadores e turistas da região. São 1,2 quilômetros de passeio compartilhado, entre a Rua Antônio Alves Batista e a rotatória de acesso ao distrito. E outros 3,3 quilômetros de ciclofaixas compartilhadas, da rotatória até o bairro dos Remédios. A obra contemplou adequações viárias em dois trechos de curva da ciclovia com obras de drenagem e recapeamento. Também foram instaladas três travessias elevadas, que irão funcionar como redutores de velocidade, com rampas de acessibilidade em trechos de transposição da ciclovia sobre a via. |
- | |||
40 | Requalificação viária na Av. dos Evangélicos x Av. Adonias da Silva | 4.Individual + Publico + ativos | A requalificação viária do cruzamento da Avenida dos Evangélicos com Avenida Adonias da Slva consiste na revitalização do canteiro central, construção de novos passeios e rampas de acessibilidade, novo conjunto semafórico, além de recape e sinalização, beneficiando pedestres, ciclistas e demais usuários da via. | 300, 317, 321, 323, 331 e Alternativo 31. | |||
41 | Passeio compartilhado e rampas de acessibilidade no Chacaras Reunidas | 3.Modos ativos | O Projeto chamado Bairro Ciclável, implantou mais de 5,4 quilômetros de ciclofaixas e passeios compartilhados, ampliação do sistema cicloviário da cidade. Além de rampas de acessibilidade no cruzamentos do bairro. | - | |||
42 | Ciclovia / ciclofaixa da Av. GM | 3.Modos ativos | A construção da ciclovia e ciclofaixa da GM, liga o viaduto do Vista Verde até até a ciclovia existente no cruzamento da rua General Eugênio de Augusto Melo com a Estrada Velha Rio São Paulo, no Eugênio de Melo. São oito quilômetros de sistema cicloviário interligando bairros da região leste, garantindo segurança para quem pedala e estimulando o uso da bicicleta como meio de transporte. |
- | |||
43 | Recapeamento asfáltico na R. Winston Churchill, Av. Anchieta, R. Manoel Borba Gato, R. Sebastião Felício, R. Gov. Valadares e R. Norma Sueli Junqueira Pereira | 1.Transporte individual motorizado | O programa Asfalto Novo realizou a pavimentação nos principais corredos do transporte público da cidade e vias de ligação entre as regiões, melhorando as condiçoes de tráfego, trazendo mais segurança e conforto no percuso dos ônibus do transporte público. | 121, 134, 5107 e 5109. | |||
44 | Requalificação viária na Av. Lineu de Moura | 1.Transporte individual motorizado | A requalificação da Av Lineu de Moura trata-se de um complexo de ações realizadas entre as rotatórias do Thermas (Via Oeste) e Jardim do Golfe, tais como: i) Novo retorno em frente à escola Maple Bear; ii) implantação de um novo retorno antes e depois do Jardim do Golfe, dividindo o fluxo viário conforme interesse de destino; iii) bifurcação em frente ao Thermas do Vale para separar os movimentos de acesso ao Jardim Esplanada, à Via Oeste e Avenida Eduardo Cury; iv) nova pista de rolamento, de trânsito contínuo, para quem vem do Jardim Esplanada com sentido ao Urbanova; e v) terceira faixa até a rotatória em frente ao Vivalle, garantindo maior capacidade viária e permitindo que a operação do transporte público ocorra sem interferir no trânsito local. |
121 e 128. | |||
45 | Duplicação Av. João Rodolfo Castelli | 4.Individual + Publico + ativos | A duplicação da Avenida João Rodolfo Castelli, é uma obra de infraestrutura que amplia a capacidade da via, visando impulsionar o desenvolvimento da região sudeste, especificamente na região do bairro Putim, com melhorias na mobilidade e qualidade de vida da população. O projeto inclui terraplenagem, drenagem, pavimentação asfáltica e a construção de ciclovia e passeio. A obra consiste na duplicação de um trecho de 1,8 km da avenida, entre a Estrada Guido Pessotto (Embraer-Tamoios) e a Avenida Vicente Brandão Ferreira. |
212, 219, 252, 302, 333, 334, 335, 344 e 345. |
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