O material traz um levantamento atualizado das áreas de risco no município e estratégias para reduzir ou erradicar os perigos de deslizamento de encostas e inundações nos locais indicados.
Este plano subsidiará a tomada de decisão e as futuras ações da Prefeitura, priorizando os locais em que houver maior risco para a segurança da população. O trabalho foi dividido em duas etapas. A primeira é focada no mapeamento e setorização das áreas de risco. E, a segunda, na sistematização das informações e as proposições de ações.
De acordo com o estudo, a cidade tem hoje 55 áreas consideradas de risco, desse total, 35 possuem risco de deslizamento e 20 com risco de inundação.
O estudo foi desenvolvido pelo IPPLAN (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), com consultoria da empresa Regea Geologia, Engenharia e Estudos Ambientais Ltda.
O evento será aberto ao público, que poderá se inscrever para manifestações sobre o assunto, com posterior avaliação do conteúdo por parte dos responsáveis.
Relatório do PMRR:
Plano Municipal de Redução de Riscos
3A - Setores de Escorregamento
Lei federal
O Plano Municipal de Redução de Riscos foi elaborado com base na Lei Federal 12.608/2012, que estabelece aos municípios a responsabilidade no estudo de áreas de risco, de forma a mapear os pontos mais críticos e apontar quais problemas podem acontecer em cada local, como enchentes, deslizamentos e quedas de barrancos.
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.