Campanha Janeiro Branco conscientiza sobre saúde mental
Atualizado em 16/01/2025 - 13:12
Roda de conversa da campanha Janeiro Branco na Casa do idoso Norte
Roda de conversa da campanha Janeiro Branco na Casa do idoso Norte; objetivo das ações é conscientizar sobre a importãncia da saúde mental e emocional - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Com o objetivo de estimular a ampliação dos cuidados com a saúde mental e emocional da população, a Prefeitura de São José dos Campos tem realizado ações da campanha Janeiro Branco nos equipamentos públicos que integram a rede municipal de assistência e de proteção social.

Desde o início do mês, as equipes estão desenvolvendo uma série de atividades com o objetivo de conscientizar os munícipes sobre a importância de manter a mente ativa e expressar os sentimentos de forma saudável para prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

O trabalho é desenvolvido nas unidades de Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centros Especializados de Referência de Assistência Social), nas quatro Casas do Idoso (Centro, Sul, Leste e Norte) e nos abrigos municipais através de rodas de conversa, palestras e oficinas.

Nesta quarta-feira (15), a Casa do Idoso Norte promoveu roda de conversa, que reuniu cerca de 100 idosos no auditório. Eles também participaram de aula de ritmos para estimular a saúde física.

O bate-papo multidisciplinar teve a participação de diversos profissionais que atuam na unidade – assistente social, psicóloga, nutricionistas, enfermeira, professor de educação física e professor de informática –, cada um falando das contribuições da respectiva área para garantir e melhorar a saúde mental e emocional da sociedade.

Ações semelhantes foram realizadas nesta quarta-feira na Casa do idoso Sul e na terça (14), na Casa do idoso Centro.

Nesta sexta (17), haverá roda de conversa no Cras Alto da Ponte. Já na próxima semana, estão programadas três atividades da campanha na Casa do Idoso Leste (confira a programação nesta página).

Também teve aula de ritmos para cuidar da saúde física | Foto: PMSJC

Conscientização

Frequentadores da Casa do Idoso Norte que participaram da roda de conversa nesta quarta elogiaram a iniciativa da Prefeitura.

"A Prefeitura está de parabéns por realizar ações como esta de conscientização e sensibilização. Frequento a Casa do Idoso há 10 anos e todas as atividades oferecidas têm feito muito bem para minha saúde física e mental", afirmou a aposentada Célia Moreira, de 79 anos.

"A roda de conversa foi muito boa. Conscientização é sempre muito importante, ainda mais quando envolve nossa saúde", disse o aposentado José Aparecido Ribeiro, de 74 anos.

Cuidados constantes

Os cuidados com a saúde mental são constantes e realizados pela Prefeitura ao longo de todo o ano com uma ampla e bem estruturada rede, incluindo atendimentos de urgência e emergência desenvolvidos pela Secretaria de Saúde.

Para atendimento da população, a Prefeitura disponibiliza os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) AD 3 - Álcool e Drogas (com atendimento 24 horas), Infantil, Centro-Norte e Sul, e os ambulatórios (adulto e infanto-juvenil).

A rede de saúde inclui ainda a Unidade de Emergência em Saúde Mental 24 horas para atendimento de urgências psiquiátricas.

Janeiro Branco

A campanha Janeiro Branco é realizada em todo o país. O principal objetivo é chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

É realizada em janeiro porque no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos.

E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escrever ou reescrever as próprias histórias de vida.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) destaca que a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas em 2020, no primeiro ano da pandemia de covid-19. ]

Um estudo epidemiológico do Ministério da Saúde revela que, em média, até 15,5% da população brasileira pode sofrer depressão ao menos uma vez ao longo da vida.

Serviço

As próximas ações da campanha Janeiro Branco

Cras Alto da Ponte

Endereço: Rua Alziro Lebrão, sem número (no Centro Comunitário)

Dia 17 (sexta-feira) às 9h: Roda de conversa

Casa do Idoso Leste

Endereço: Rua Cidade de Washington, 164, no bairro Vista Verde

Dia 20 (segunda-feira) às 8h: Atividade com equipe multidisciplinar

Dia 21 (terça-feira) às 9h: Roda de conversa

Dia 24 (sexta-feira) às 8h: Alongamento e caminhada na praça Júlio Yoito Shimabukuro


Dicas para ter mente saudável

• Pratique atividades físicas

• Busque uma dieta balanceada e hidrate-se

• Priorize a qualidade do sono

• Explore atividades relaxantes

• Cuide bem dos seus relacionamentos

• Valorize sua personalidade

• Aprenda a lidar com situações estressantes

• Doe-se: o voluntariado é uma excelente maneira de dar um novo propósito à vida e estimular a saúde mental

• Tenha metas e objetivos realistas

• Tome cuidado com as cobranças digitais

• Separe o lazer do trabalho e não fique on line o tempo inteiro

• Procure ajuda médica sempre que necessário e não tente resolver tudo sozinho: o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece atendimento nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) Resolve, nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) e nos ambulatórios de saúde mental


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×