MIC terá exposição sobre 32 anos do Telescópio Hubble
Atualizado em 26/04/2022 - 11:00
Reabertura do MIC. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 07-10-2021
Museu Interativo de Ciências recebe visitas de terça a sexta, no período da manhã, com entrada gratuita e mais de 50 atrações interativas. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

O MIC (Museu Interativo de Ciências) de São José dos Campos em parceria com o Projeto Céu Profundo inauguram a exposição Telescópio Espacial Hubble: Arte e Ciência, nesta segunda-feira (25), em comemoração aos 32 anos do lançamento do telescópio espacial Hubble.

A mostra terá imagens exclusivas criadas por Wandeclayt Melo, integrante do projeto Céu Profundo e encarregado do Laboratório de Registro de Imagens do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA).

Programação

O público poderá conferir a exposição na segunda-feira (25) das 9h às 15h.

A partir do dia 26, os visitantes poderão visitar a exposição no horário de atendimento do Museu, de terça a sexta, das 9h às 12h. Todos os visitantes precisam realizar agendamento prévio, neste link.

Na próxima segunda, alunos da EMEF Palmyra Santanna, na Vila Industrial, irão participar da abertura da exposição, a partir das 9h. Às 19h30 será realizada uma live sobre o Processo de Construção das Imagens, pela página do Facebook do MIC (@micsjc) e no Youtube do Céu Profundo (/ceuprofundo).

Nos dias 3 e 5 de maio, das 19h30 às 21h, Wandeclayt Melo ministrará uma oficina para os interessados em aprender a produzir as próprias imagens utilizando os dados do Telescópio Espacial Hubble. O formulário de inscrição online será disponibilizado após a live do dia 25 de abril.

Telescópio Hubble

A ideia de um grande telescópio em órbita da Terra foi proposta em 1946 por Lyman Spitzer, mais de uma década antes da União Soviética lançar o primeiro satélite Sputnik I. 

Em mais de 3 décadas em órbita da Terra, o Telescópio Espacial Hubble tem repetidamente quebrado recordes e desbravando fronteiras do conhecimento científico. Sua descoberta mais recente foi a identificação da estrela mais distante já vista, batizada de Earendel, sua luz demorou 12,9 bilhões de anos para ser captada e estima-se que ela seja 50 vezes maior que o Sol.

 

Serviço - Exposição 32 anos do Hubble

Data: 25 de abril até 25 de maio 

Horário: 9h às 15h

Local: Rua Felício Savastano, S/N - Vila Industrial – São José dos Campos – SP

Entrada gratuita, aberta à comunidade e com presença de grupo de alunos.

A partir de 26/4 a exposição poderá ser visitada no horário do MIC, de terça a sexta, das 9h às 12h. 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×