Museu Interativo de Ciências

Museu Interativo de Ciências

Com instalações modernas, o museu segue o formato do Projeto Catavento

Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho

Com o objetivo de despertar o interesse pelo estudo da ciência e promover em seus visitantes uma melhor compreensão da natureza e do uso da Ciência e da Tecnologia em prol da humanidade o Museu Interativo de Ciências (MIC) que segue o formato do Projeto Catavento, de São Paulo, conta com instalações modernas.

No local, há atividades e exposições sobre ciência e cultura, órbita com força central, tamanho relativo dos planetas, sol, canhão de fumaça, bolha cilíndrica, bolhas esculturais, trem da inércia, super looping, força centrífuga, basquete giratório, harpa de tubos e máquina eletrostática de Wimshurst. No total, são mais de 50 atrações disponíveis para os visitantes.


SSP 2023

Como parte do evento internacional Space Studies Program (SSP23), sediado pelo munícipio de São José dos Campos, e aproveitando a presença de astronautas para painéis de conversas e palestras, foi realizada a "Galeria dos Astronautas", com a proposta de captar o momento e deixar um legado marcando a importância do evento aeroespacial no Museu Interativo de Ciências.
Para isso, foi realizada no dia 05 de julho de 2023, a captação da palma da mão dos astronautas Dra. Sian Proctor e Dr. Robert Thirsk, por meio de escaneamento 3D a laser, assim como a captação da assinatura dos mesmos para a impressão dos modelos em 3D. O material fica exposto no MIC para visitantes e todo público. 

Dra. Sian Proctor

Dr. Robert Thirsk

Orientações para agendamento

• O MIC disponibiliza aos grupos um roteiro fixo e com monitoria em todas as áreas com duração de duas horas.
• Não é necessário o agendamento para grupos de até 10 pessoas, porém é importante comparecer nos horários de sessão: 8h/10h/13h/15h.
• O agendamento de grupos, de 10 a 100 pessoas por sessão, deve ser feito preenchendo o formulário disponível no site.

•Grupos escolares: para melhor aproveitamento da visita ao MIC pedimos que a cada 20 alunos haja um professor acompanhando e que, se possível, levem suas garrafinhas de água.
• Fique atento ao preencher o campo "Número de visitantes (alunos + professores)" no formulário, com a quantidade de vagas disponíveis no horário de cada sessão.
• Em caso de cancelamento pedimos que entre em contato pelo telefone 3922-0004 com uma semana de antecedência para que as vagas sejam disponibilizadas para outros visitantes.
• Aos sábados o horário de atendimento acontece das 9h às 13, com sessões de planetário e sala da vida com capacidade para 40 pessoas, as senhas são entregues no início do período.

Informações

• Rua Felício Savastano, Vila Industrial

• 3922-0004

Atendimento da secretaria

Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h00 e das 13h às 16h30

×