CSI, frota elétrica da GCM e Defesa Civil inspiram Goiânia
22/09/2021 15:05
Visita comitiva de Goiânia (GO) ao CSI, GCM e Defesa Civil
Visita da comitiva da Prefeitura de Goiânia ao CSI; governo da capital goiana pretende replicar boas práticas adotadas em São José - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de Goiânia (GO) pretende replicar ações e projetos bem-sucedidos adotados pela Administração municipal em São José dos Campos, como o sistema integrado de videomonitoramento do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), a frota elétrica da GCM (Guarda Civil Municipal) e a infraestrutura da Defesa Civil, que propicia atendimento rápido e eficiente às demandas da população e salva vidas.

Nesta terça-feira (21), uma comitiva de servidores da capital goiana que atuam nas áreas de segurança e meio ambiente visitou o CSI e as sedes da GCM e da Defesa Civil.

Eles vieram a São José receber quatro pluviômetros doados pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), localizado no Parque Tecnológico.

O CSI e a frota 100% elétrica da GCM já viraram referência nacional para governos municipais e estaduais e a Defesa Civil local é uma das mais bem estruturadas do Estado de São Paulo.

Frota elétrica da GCM também chamou atenção dos goianos

Tecnologia de ponta

O diretor de Captação de Recursos Governamentais da Secretaria de Relações Institucionais de Goiânia, Onofre Oliveira, afirmou que o modelo do CSI será copiado no sistema de videomonitoramento da capital goiana que, a exemplo do joseense, terá 1.000 câmeras.

"Sou paraibano e vi matéria mostrando que o governo do meu Estado iria usar o CSI como referência em projeto de videomonitoramento de segurança. Por isto, ao chegarmos a São José para receber os pluviômetros, fizemos questão de conhecer este projeto integrado, que é sensacional", disse Oliveira.

"São José está 150 anos-luz à frente do restante do Brasil em termos de tecnologia. Sempre defendi que a boa política é copiar boas práticas na gestão pública. Por isto, vamos replicar em Goiânia o que São José está fazendo com tanto sucesso", completou.

Defesa Civil será modelo para atendimento integrado 

Trabalho integrado

Ele e seus colegas de administração também ficaram impressionados com a frota elétrica da GCM e a infraestrutura da Defesa Civil.

"Vamos implantar o modelo interligado da Defesa Civil. Vi o grupo de trabalho que vocês têm aqui com diversas secretarias, Corpo de Bombeiros e concessionárias de serviços públicos, garantindo atendimento rápido e eficiente. Isto também nos dará um ganho de qualidade", afirmou Oliveira.

"São muitas ações bem-sucedidas em São José, que ajudam a população. Por exemplo, a frota elétrica da GCM, com a economia para os cofres públicos e os ganhos ambientais. Também queremos isto na nossa cidade."

CSI e GCM viraram referência para governos municipais e estaduais

CSI

O CSI conta com mil novas câmeras inteligentes espalhadas por toda a cidade. Implantado em 6 de abril último, transformou-se em referência nacional em videomonitoramento e já recebeu visitas de cerca de 50 grupos de forças de segurança, autoridades políticas e lideranças comunitárias da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira), de São Paulo e de outros estados brasileiros.

A Prefeitura disponibilizou minicentrais para as forças de segurança instalarem em suas sedes, o que permite o monitoramento das imagens em tempo real e o acesso ao armazenamento das gravações. Esta ação integrada tem contribuído para garantir mais agilidade e eficiência nas investigações e soluções de homicídios, furtos e roubos de veículos, entre outros crimes.

A implantação do CSI com a instalação das novas câmeras integra o Plano de Gestão 2021-2024 e as ações do programa São José Unida, que tem como objetivo evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade, o que tem acontecido de forma constante e progressiva desde 2019.

Modernização

A frota 100% elétrica da GCM, a primeira a ser implantada por uma força de segurança do Ocidente, gerou em três anos de funcionamento uma economia de R$ 2,5 milhões aos cofres públicos e significativos ganhos ambientais. A prática será replicada pela Guarda Civil Metropolitana da capital paulista.

A GCM de São José passou, desde 2017, por um processo acelerado de recuperação e melhoria de sua infraestrutura e de capacitação de seus profissionais.

Além dos 30 carros elétricos, 100 novos agentes foram contratados. Também foram adquiridos novos fardamentos, armas e coletes à prova de balas, microcâmeras para utilização nos uniformes, drone, veículos, motos e tablets para melhoria constante do serviço prestado à população.

A Prefeitura também tem investido na capacitação constante dos agentes da Defesa Civil e voluntários da comunidade e na compra de novos equipamentos, carros e uniformes para aprimorar cada vez mais o atendimento à população.

A equipe é formada atualmente por 25 agentes e 170 voluntários treinados.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×