CSI

CSI

CSI (Centro de Segurança e Inteligência) é um sistema de monitoramento inteligente realizado 24 horas por dia, captando imagens de toda a cidade.

O CSI iniciou suas operações em 6 de abril de 2021 com mil novas câmeras inteligentes e reconhecimento facial implantadas em toda a cidade com o objetivo de garantir mais segurança e qualidade de vida à população.

São José é referência na segurança por meio de videomonitoramento nas ruas, parques e praças e uso de tecnologia de ponta. O município foi um dos pioneiros do Brasil em câmeras de segurança implantadas nas vias públicas através do antigo COI (Centro de Operações Integradas), implantado em 2002 e substituído agora em 2021 pelo CSI.

Com a mudança do sistema, o número de câmeras aumentou de 493 para 1.000.

Profissionais da área de segurança pública fazem o monitoramento das imagens capturadas pelas câmeras, cujas imagens ficam centralizadas no CSI, que funciona 24 horas por dia.

No CSI, as equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, Secretaria de Mobilidade Urbana e Secretaria de Apoio Social ao Cidadão atuam em trabalho integrado através do programa São José Unida, que reúne as forças de segurança com o objetivo de evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade.

 

Tecnologias do CSI

• 1.000 novas câmeras inteligentes

• Reconhecimento facial

• Rastreamento de pessoas, objetos e veículos

• Detecção de movimento

• Tempo de permanência

• Implantação de pontos remotos de acesso nas sedes de todas as forças de segurança que atuam no município, contribuindo para agilização de ações e soluções de crimes

• Interligação de sistemas

 

Cidade Inteligente

O programa Cidade Inteligente, iniciativa pioneira no Brasil, começou a ser implementado em São José em 2019.

Trata-se do melhor projeto de segurança do país. O Cidade Inteligente (SCaaS – Smart City as a Service) é um conjunto de ações inovadoras que têm sido utilizadas para otimizar a segurança pública por meio de recursos de inteligência e dados digitais.

Cidades Inteligentes são aquelas que usam a tecnologia para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana, a segurança pública, os serviços públicos, tudo com base na inovação, custos reduzidos e a consequente melhoria da qualidade de vida das pessoas.

 

Imagem de qualidade

As 1.000 novas câmeras que integram o CSI produzem imagens em full HD, sendo algumas delas com visão geral panorâmica.

As imagens contemplam o serviço de inteligência, que possibilitará ainda o reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. As imagens são salvas com data, hora e local, possibilitando registrar ocorrências em tempo real.

A ferramenta também permite detectar estacionamento ilegal e observar a concentração de pessoas dentro de um grande evento para melhor planejar a segurança de todos.

 

Monitoramento constante

As imagens de todas as câmeras de monitoramento ficarão interligadas ao CSI (Centro de Segurança Integrada) por meio de links para tráfego de imagens.

Através do controle semafórico, podem ser controladas as “ondas verdes”, além de regular os semáforos de modo on-line.

Um sistema de videowall, montado no Parque Tecnológico, permite a visualização de todas as câmeras de monitoramento, de todos os recursos analíticos, do gerenciamento de gráficos e mapas e das imagens das câmeras dos radares.

Raio X do sistema

• 31 câmeras panorâmicas

• 431 câmeras Dome’s (360º)

• 538 câmeras fixas

Informações

Telefones

3901-2400 (Sepac)

156 (ligação gratuita)

153 (GCM - ligação gratuita)

190 (PM - ligação gratuita)

 

Endereço

Parque Tecnológico (Estrada Dr. Altino Bondensan, 500, Eugênio de Melo)

×