Informações

Informações

História, estrutura, visitação

O Parque Natural Municipal Augusto Ruschi - PNMAR é considerado uma Unidade de Conservação (área natural protegida) importante para o município de São José dos Campos, que contribui para a manutenção da biodiversidade local e regional, protegendo uma área de, aproximadamente, 243 hectares de vegetação de Floresta Ombrófila Densa, além de espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção características da Mata Atlântica. O PNMAR ainda faz parte de um mosaico de áreas protegidas das esferas federal, estadual e municipal que protege parte do município de São José dos Campos e uma extensão da Serra da Mantiqueira.

A área abrangida pelo Parque também apresenta importância histórica agrícola, hídrica e ambiental para a cidade. Os primeiros registros históricos de uso e ocupação do solo referem-se à antiga Fazenda Boa Vista, cujas características ambientais da propriedade despertaram o interesse da Prefeitura de São José dos Campos - PSJC, que passou a adquirir partes da fazenda, visando à construção de um reservatório para a captação e distribuição de água. Com o encerramento do uso do local para captação e abastecimento público, a PSJC manteve o seu interesse pela área em razão da relevância para a conservação ambiental. Assim, a antiga Fazenda Boa Vista foi transformada em Reserva Florestal Boa Vista pela Lei Municipal nº 2.163 de 1979, visando proteger as espécies de flora e fauna da Mata. No mesmo ano, foi inaugurado o Horto Florestal, viabilizando a produção de mudas para arborização urbana de vias públicas e áreas verdes. Em 1986, o Decreto Municipal n° 5.573 tornou a área do Horto uma área de preservação ambiental, a Reserva Ecológica Augusto Ruschi, em razão de sua importância natural e, em homenagem ao grande estudioso e naturalista brasileiro.

Atualmente, o Parque está com as atividades de visitação suspensas.

As estruturas do Parque, que datam da década de 70, passaram por reforma, contemplando revisão completa do sistema elétrico e hidráulico das estruturas da sede; reforma integral e implantação de sistema de saneamento (até então, inexistente) dos sanitários de visitantes; do Centro de Estudos, que abrigará pesquisadores, bem como de todo o espaço para receptivo dos visitantes e partes da área administrativa da Unidade. As obras principais terminaram em dezembro de 2021 e teve início a montagem dos espaços, com aquisição de móveis e equipamentos, revisão de identidade visual para sinalização indicativa e interpretativa das trilhas – com realização de estudo de viabilidade – e organização de curso de formação para monitores ambientais que viabilizem a retomada da visitação/uso público e demais atividades no Parque.

Informações pelo e-mail pnmar@sjc.sp.gov.br.

×