Mudanças climáticas

Mudanças climáticas

Política Municipal de Mitigação e Adaptação.

Mudanças climáticas

Como mudanças climáticas são alterações climáticas em todo o planeta,  provocadas por fenômenos naturais ou por ações de seres humanos. Neste último caso, como as mudanças foram provocadas a partir da Revolução Industrial (século XVIII), momento em que houve aumento significativo da poluição do ar.

Política Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas

O desafio de enfrentar as causas e consequências das Mudanças Climáticas é imensamente complexo. São José dos Campos, assim como outras cidades paulistas, já se mobiliza para a construção de uma Política Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas.

Esta política consiste em implantar conjuntos de diretrizes e ações que resultem na minimização da emissão de gases de efeito estufa pelo município e que o tornem mais resiliente aos efeitos das mudanças climáticas.

A cidade está elaborando o 1º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do município, compatível com padrões internacionais, análise dos riscos climáticos e das vulnerabilidades que a cidade enfrenta, de acordo com as projeções climáticas, e a definição de um Plano de Ação de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, com metas de redução de gases de efeito estufa, ações e programas prioritários em mitigação e adaptação.

Por meio desta política pretende-se que o município incorpore as questões de mudanças climáticas em diversas políticas públicas municipais, como de planejamento urbano, habitação, saneamento, mobilidade, saúde, desenvolvimento econômico, minimizando sua vulnerabilidade socioambiental e aproveitando as oportunidades de transição para uma economia de baixo carbono.

Pacto

A questão climática começou a se estruturar em São José dos Campos a partir da articulação com o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade.

O município se associou ao instituto em 2013 e em 2015, deu um passo importante que foi a assinatura do Compacto dos Prefeitos, a maior aliança global de cidades e governos locais voluntariamente comprometidos com a luta da mudança climática, reduzindo seus impactos inevitáveis e facilitando o acesso à energia sustentável e acessível para todos.

A partir desse compromisso, montou-se, com o apoio do ICLEI, o termo de referência para contratação de uma consultoria que auxiliasse em todo o processo de construção da Política de Mudança Climática, não apenas do inventário. O Prefeito de São José dos Campos declarou, em de agosto de 2018, o compromisso do município se unir ao Pacto.

Oficinas

As oficinas possuem o objetivo de oferecer um treinamento para introduzir o cenário de mudanças climáticas, formar e orientar os grupos de trabalho que atuarão diretamente na elaboração do inventário e das estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

×