Pesquisa científica

Pesquisa científica

Estudos que contribuem para a conservação das espécies

Histórico

A pesquisa científica é um dos eixos do Programa Primatas, formalizado recentemente, após longo percurso desde o 1º Seminário de Muriquis e outros Primatas de SFX, realizado pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, o qual foi um marco na primatologia nacional, com a presença de grandes nomes do Brasil e do exterior. O Programa, na verdade, é a materialização de importante esforço, inicialmente, da Prefeitura, que envolveu busca de contatos, conversas, realização de encontros e que foi ganhando forma quando passou a contar com o apoio de várias e significantes instituições locais, como a própria subprefeitura de SFX, a Fundação Florestal, o Conselho Municipal de Meio Ambiente, a Associação Regenera Yama, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, a APA Mananciais e seu Centro de Primatas Brasileiros/CPB, o Instituto Nacional da Mata Atlântica/INMA, o Muriqui Instituto de Biodiversidade/MIB, representados por pesquisadores que são referência em suas áreas e também membros de sociedades de pesquisa, que trouxeram seu prestígio e conhecimento, além ícones na área da conservação mundial, como Russel Mittermeier e Karen Strier. O início dos trabalhos de pesquisa com os primatas de SFXavier foi resultado, dessa forma, da grande sinergia de interesses e intenso comprometimento para a conservação das espécies.

Os estudos começaram em julho de 2021, quando os pesquisadores foram recebidos em SFXavier, com apoio da subprefeitura em alojamento fornecido por membro da Associação Regenera Yama. O objetivo do estudo era avaliar o tamanho e densidade populacional das cinco espécies de primatas que ocorrem na Área Estadual de Proteção Ambiental de São Francisco Xavier (APA-SFX). Os trabalhos de campo contaram, inicialmente, com o auxílio de condutores locais de áreas naturais e foi realizada a devida comunicação e convencimento dos proprietários das áreas particulares e pousadas, os quais autorizaram o acesso às áreas de estudo, levando à aproximação com a comunidade e o estabelecimento de trilhas – as quais foram percorridas em busca dos muriquis-do-sul (Brachyteles arachnoides), bugios (Alouatta guariba clamitans), sauás (Callicebus nigrifrons), macacos-pregos (Sapajus nigritus) e saguis-da-serra-escuros (Callithrix aurita).

A primeira pesquisa (jul/21 a dez/22) foi desenvolvida pelos Biólogos Letícia Almeida Moura e Paulo Rodrigo Dias, sob orientação e coordenação científica da Dra. Karen Barbara Strier, Dr. Fabiano Rodrigues de Melo e Dra. Carla de Borba Possamai, com acompanhamento e apoio do comitê executivo do Programa formado por membros da Prefeitura de São José dos Campos, ICMBio, Fundação Florestal, Muriqui Instituto de Biodiversidade e da Associação Regenera Yama SFX. Este estudo serviu de base para a Dissertação de Mestrado do pesquisador Paulo Rodrigo Dias, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os trabalhos dos Biólogos foram viabilizados pelo financiamento das entidades Re:Wild – Biodiversity is the Solution e Associação Regenera Yama, por meio do projeto intitulado “Project Primates of São Francisco Xavier: Follow-up Request for Seed Funding”, com apoio institucional e logístico da Prefeitura de São José dos Campos de diversas maneiras, incluindo a destinação de recursos do Fundo Municipal de Conservação Ambiental, no valor de R$ 120 mil, que permitiu a aquisição de um drone com câmera termal e de outros equipamentos.

Durante o 2° Seminário sobre Muriquis e Outros Primatas de São Francisco Xavier, em fevereiro de 2022, foram apresentados resultados preliminares da pesquisa científica - além de outras ocasiões, como em reunião do Conselho Gestor da APA Estadual de SFX e Seminários da Universidade Federal de Viçosa. O 2° Seminário sobre Muriquis e Outros Primatas consolidou e reforçou as parcerias entre as várias pessoas e instituições envolvidas nas ações do Programa. O resumo executivo abaixo aponta alguns resultados dos trabalhos desenvolvidos:

Resumo Executivo das Ações de Pesquisa Científica – Programa Primatas SFX Jul/21 a Dez/22


Em continuidade aos estudos de recenseamento dos primatas, novos integrantes chegaram ao Programa: Jerônimo Sanguinetti Eltz e Allan Souza, este de SFX e apoiado pela Associação Regenera Yama. Ambos fizeram o reconhecimento das áreas já estudadas, identificando novas propriedades com fragmentos que abrigam primatas e realizando sobrevoos com drone. Letícia Almeida, como aluna de doutorado da UNESP de Rio Claro e coorientada pela Dra. Carla Possamai, deve focar em estudos de ecologia, comportamento e biodiversidade, relacionados à interação de flora e fauna, tendo em vista a relevância do papel dos primatas como jardineiros da floresta, pois estes atuam como dispersores de sementes de muitas espécies, sobretudo, daquelas com frutos maiores. Em novembro de 2023, com a saída de Jerônimo, Renato Santos, também residente de SFX foi incorporado às ações de campo do Grupo de Pesquisa. Os coordenadores do eixo de Pesquisa do Programa Primatas produziram o Resumo Executivo de Pesquisa de 2023, após reuniões, análise e interpretação dos dados levantados, provando a necessidade e importância da conquista de mais um ano de pesquisa sobre os primatas de São Francisco Xavier.

Resumo Executivo das Ações de Pesquisa Científica – Programa Primatas SFX Jan a Dez/23

Metodologia

Além da busca ativa pelos primatas, ou seja, a caminhada em meio à vegetação tentando visualizar os animais, foi utilizada também a metodologia de censo por transecto, - na qual a trilha é percorrida com uma velocidade de, aproximadamente, 1 km/h e são colhidas informações de localização, tamanho do grupo de animais e distância perpendicular do pesquisador ao grupo, sempre que os primatas são avistados. O censo com uso de playback (caixa amplificadora que reproduz o som emitido pelos animais para comunicação com outros de sua espécie) também foi usado, que é um método aplicado para intensificar a busca por primata de difícil detecção, por exemplo, o sagui-da-serra-escuro (C. aurita).

Foram instaladas armadilhas fotográficas que auxiliaram nos registros de comportamentos, na contagem e identificação do sexo e faixa etária dos indivíduos de muriquis-do-sul (B. arachnoides) e dos demais primatas detectados; o fornecimento das câmeras e sua instalação contaram com o suporte da APA SFX da Fundação Florestal, Mantiqueira Ecoaventura e integrantes da comunidade local.

Outro método de levantamento envolveu o uso de veículo aéreo não tripulado (drone), que demonstrou resultados promissores na busca pelos primatas e outros animais como preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus) e veados (cervídeos). Esses registros são possíveis devido à presença de câmera colorida de alta resolução - 4K e uma câmera termal que detecta os animais e objetos com temperaturas quentes. O drone foi adquirido pela Prefeitura e seu uso por pesquisadores do MIB foi possível por meio de acordo de cooperação firmado; há a expectativa de que primatas menores, como os saguis ameaçados (C.aurita) presentes em fragmentos no território municipal, também possam ser levantados.

Todas as metodologias somadas contribuem para que sejam obtidos resultados confiáveis, validando a pesquisa científica e contribuindo para a melhoria da tomada de decisão quanto à implementação de ações que visem à conservação das espécies de primatas encontradas, obedecendo aos objetivos estabelecidos no Plano de Ação Nacional para Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e Preguiça-de-coleira.

×