Ciência Cidadã

Ciência Cidadã

Envolvimento e participação da comunidade

O projeto de Ciência Cidadã do Programa Primatas busca incentivar a coleta de dados sobre primatas em São José dos Campos. Saiba como enviar dados coletados por você e colaborar em pesquisas científicas sobre a preservação de espécies ameaçadas. 

São Francisco Xavier é uma das raras regiões do Estado de São Paulo e mesmo da Mata Atlântica onde ocorrem cinco espécies de primatas, algumas bastante ameaçadas, como o muriqui (Brachyteles arachnoides), o maior macaco das Américas, e o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita). Ali também é o hábitat do bugio (Alouatta guariba), muito afetado com o surto de febre amarela, há alguns anos, o macaco-prego (Sapajus nigritus) e o sauá (Callicebus nigrifrons). A existência de importantes remanescentes do bioma Mata Atlântica, que dominam a paisagem do distrito, propiciam um ambiente que permite a sobrevivência de vários animais silvestres, os quais têm chamado a atenção dos moradores e gerando muitos registros nas redes sociais.

Esse esforço do Município tem o apoio de diversas instituições: Fundação Florestal do Estado de São Paulo, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação dos Primatas Brasileiros (CPB), ICMBio, Muriqui Instituto de Biodiversidade (MIB), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Associação Regenera Yama. Um dos resultados da parceria é a criação do programa de conservação do muriqui e de outros primatas de São Francisco Xavier e região.

Envolver as pessoas em iniciativas de caráter científico é uma forma de aliar suas descobertas ao conhecimento existente sobre as características e modos de vida das espécies. A oportunidade de contribuir com a produção de dados valoriza os cidadãos como participantes da construção desse conhecimento e da conservação de biodiversidade.

As informações coletadas podem ser inseridas diretamente na página programa Primatas de São Francisco Xavier e região da plataforma Inaturalist, ou pelo envio de fotos, vídeos ou áudios – com indicação do local ou ponto de referência onde os animais foram avistados e data da observação – para o Whatsapp da subprefeitura de São Francisco Xavier, cujo número é 12 99618-3505. Todo o material coletado ficará reunido na plataforma, formando um banco de conhecimento que poderá ser consultado por biólogos, outros cientistas e cidadãos, os quais podem interagir visando à melhor identificação ou outros aspectos das espécies encontradas.

Primatas em área urbana

Embora a área urbana envolva apenas um terço do território do Município e seja intensamente ocupada, inúmeras espécies da fauna silvestres habitam as áreas naturais existentes. São observados, sobretudo, em áreas verdes de condomínios, Parques, vegetação de bordas de córregos, árvores em praças, calçadas e até mesmo em meio às vias que cortam a cidade.

Dentre os primatas, os saguis são os mais frequentes e o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) tem sido avistado em vários pontos da cidade, principalmente, na região Leste, onde um grupo maior habita a mata do Parque Alambari. Essa é uma das 25 espécies de primatas mais ameaçadas do mundo. Por isso, foi firmado acordo com a Universidade Federal de Viçosa e, durante o período de um ano, a população de São José poderá contribuir para a conservação desses saguis, informando quando houver avistamento de algum deles perto de sua casa ou sítio, pelo projeto de ciência-cidadã. (ao clicar será direcionado para a página da ciência cidadã onde estarão todos os cards e cartaz com dados do Wpp) A equipe irá ao local para identificação, análise do ambiente e de possível ação de manejo, se necessária, dos saguis encontrados sozinhos ou isolados na zona urbana do Município.

Live sobre Ciência Cidadã

Para conhecer melhor o alcance da temática Ciência Cidadã a Prefeitura de São José dos Campos realizou uma live durante a Semana da Água de 2022, com a Bióloga Maristela Zamoner, autora do livro "Ciência Cidadã e Biodiversidade" (ComFaunaLivros, 2021). Maristela ministra cursos sobre Ciência Cidadã, possuindo vasta experiência com projetos nesta linha. A transmissão da live ocorreu pelo canal da Casa do Biólogo no Youtube e pode ser revista por meio do link: https://youtu.be/pKBUqdJhvoE.

Materiais de comunicação

Veja alguns materiais produzidos para divulgação nas mídias sociais, estimulando a participação da população.

Calendário de parede 2023

Cartaz

Posts

×