Criado em 2 de setembro de 1994, tem como objetivo diminuir a taxa de mortalidade materno-infantil, através do apoio às políticas públicas de incentivo ao aleitamento materno durante o pré- natal, promovendo assistência às mulheres com dificuldade na amamentação, assistência ao pré-natal e ao bebê de risco, além de atuar como centro de formação no manejo da amamentação para profissionais da rede pública e privada.
Ao longo dos anos ocorreu ampliação da assistência e atualmente a Unidade Casulo representa um serviço especializado de referência para os atendimentos descritos abaixo:
- Pré-natal de risco, conforme critérios estabelecidos pelo Protocolo do Núcleo de Saúde da Mulher;
- Centro de Lactação, para mães com dificuldade para amamentação, orientação para retorno ao trabalho, cuidados para extração e armazenamento do leite materno, captação para doadoras de leite humano e encaminhamento ao Banco de Leite Humano;
- Seguimento aos bebês de risco do município;
- Ambulatório de Triagem Neonatal: Assistência ao Hipotireoidismo Congênito e Hemoglobinopatias e logística de distribuição de filtros e laudos do teste do pezinho;
- Pólo de aplicação da Imunoglobulina Palivizumabe.
Triagem neonatal
A quem se destina
Recém-nascidos e crianças portadores de hipotireoidismo congênito e anemia falciforme.
Objetivo
Tratamento e acompanhamento dos doentes encaminhados após o teste do pezinho, exame feito em todos os recém-nascidos do município.
Como utilizar
A família retira o resultado do teste do pezinho na unidade básica de saúde mais próxima de casa. Caso o teste esteja alterado para uma dessas doenças, o bebê será encaminhado ao serviço de referência, onde será acompanhado por uma equipe formada por médico, enfermeira e nutricionista.
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.