Práticas Integrativas

Práticas Integrativas

Programa que amplia as abordagens de cuidado e as possibilidades terapêuticas para os usuários.

O Núcleo Práticas Integrativas e Complementares (NPIC) em Saúde desenvolve ações desde 2010 preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), aprovada pela Portaria GM/MS nº 971, de 3 de maio de 2006. No municipio foi inserido no ano de 2010, mantendo como propósito a prevenção de agravos, promoção, tratamento e recuperação da saúde através de abordagem integral e dinâmica no processo saúde-doença no ser humano e sociedade.

Conheça as modalidades de Prática Integrativas e Complementares já inseridas nas Unidades de Saúde Municipal:

 

Lian Gong em 18 Terapias

Originária da China, elaborada pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, década de 70, divulgada no Brasil pela Professora Maria Lucia Lee.

As 18 Terapias é uma técnica de Lian Gong que tem como objetivo reduzir e tratar as dores no corpo. A prática é composta por uma série de exercícios que, quando praticada regularmente pode estabilizar, fortalecer e refinar a qualidade das estruturas dos tecidos moles e duros do corpo, transformando-o simultaneamente de fraco para forte e de doente para saudável, reconduzindo-o aos padrões apropriados e ao restabelecimento de seus movimentos naturais.

 

Reiki

Originária do Japão, elaborada pelo Mestre Mikao Usui.

Prática terapêutica que utiliza imposição das mãos, promove relaxamento do indivíduo trazendo bem-estar físico e mental. A prática do Reiki responde perfeitamente aos novos paradigmas de atenção em saúde, que incluem dimensões da consciência, do corpo e das emoções melhorando a qualidade de vida.

 

Shantala

Originária da índia, elaborada pelo Dr. Frédérick Leboyer.

Prática terapêutica que consiste em manejos (massagem) para bebês, transmitida pelos pais e ou cuidadores legais, composta por uma série de movimentos que favorecem o vínculo entre estes e proporcionam uma série de benefícios decorrentes do alongamento dos membros e da ativação da circulação. Além disso, promove a saúde integral; harmoniza e equilibra os sistemas imunológico, respiratório, digestivo, circulatório e linfático; estimula as articulações e a musculatura; auxilia significativamente o desenvolvimento motor; facilita movimentos como rolar, sentar, engatinhar e andar; reforça vínculos afetivos, cooperação, confiança, criatividade, segurança, equilíbrio físico e emocional.

 

Objetivo

O objetivo do Núcleo de PICs é elaborar, promover, ampliar e implementar ações de cuidado preconizadas pelo Ministério da Saúde e fomentadas pelo Município com as possibilidades terapêuticas a serem ofertadas para os usuários no SUS, garantindo acesso com qualidade, eficácia e segurança no uso, na perspectiva integralidade e resolutividade da atenção à saúde.

 

Locais e procedimentos para atendimento

Solicitar informações em sua Unidade Básica de Saúde de abrangência.

 

 

IMPORTANTE: As Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento tradicional. Elas podem complementar o tratamento e são indicadas por profissionais conforme as necessidades de cada caso.

×