Vacinação contra dengue

Vacinação contra dengue

Confira orientações e informações sobre a vacinação dengue

Orientações para utilização da vacina contra dengue (Qdenga)

- Público-alvo: 10 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).
- Documentos a serem apresentados: Documento oficial com foto e CPF

Observação: Caso o menor de idade não esteja acompanhado do responsável legal, deverá apresentar declaração do responsável legal com assinatura idêntica ao documento oficial, autorizando a vacinação e o acompanhamento.

Anexar na declaração: documento com foto com CPF (pode ser cópia).

A declaração e a cópia do documento ficarão retidos na UBS. 

- Locais de vacinação: Em todas as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e as 5 Unidades Avançadas estarão abertas para vacinar o público-alvo.

Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura. Importante ressaltar que a vacinação é encerrada uma hora antes do fechamento da unidade.

Vacinação

O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre as doses.

Os pais ou responsáveis devem comparecer na Unidade de Saúde com documento de identificação e a caderneta de vacinação.

Caso a criança ou o adolescente tenha sido diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.

Em caso de contaminação por dengue após a primeira dose, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.

Reações

Algumas reações são comuns após a administração da vacina, como dor no local e muscular, fraqueza, fadiga, mal-estar e cefaleia (dor de cabeça).

Nos casos de Eventos Supostamente Atribuíveis a Vacinação e Imunização - ESAVI, procurar uma unidade de saúde para notificação e orientação.

Contraindicação

A vacina não é recomendada para pacientes menores de 4 anos e com 60 anos ou mais, pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, pessoas com infecção por HIV, gestantes e puérperas.

Pacientes que estiverem com febre no dia da aplicação, devem aguardar até a completa recuperação.

×