Serviço Militar

Serviço Militar

Composto pela Junta de Serviço Militar e Tiro de Guerra no município.

Junta de Serviço Militar

 

A Junta de Serviço Militar é responsável pela emissão de documentos pertinentes ao Exército Brasileiro e a regularização da situação militar.

A instituição presta outros serviços como dispensa e adiamento de incorporação, inserção e eximição do serviço militar, seleção, serviço alternativo ao serviço militar, recusa e prestação de serviço militar obrigatório, reaquisição de direitos políticos, preferenciamento e transferência de Forças Armadas, unificação do alistamento, reabilitação, retificação dos dados e opção de nacionalidade.

 

Tiro de Guerra

O Tiro de Guerra, forma Reservistas de 2ª Categoria para o Exército Brasileiro, desenvolve diversos trabalhos cívicos sociais, visando sempre o bem-estar da sociedade, e vem difundindo o culto ao amor a pátria, cidadania e civismo.

 

 

Alistamento

 

O alistamento militar deve ser realizado nos primeiros seis meses (de 2 de janeiro até o último dia útil de junho) do ano ao completar 18 (dezoito) anos de idade. Após essa data, o brasileiro alistado será encaminhado à seleção geral, que será realizada ainda neste ano.

 

Documentos exigidos


• certidão de nascimento e documento de identidade. No caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção;


• comprovante de residência ou declaração firmada pelo alistando;


Conforme a 12.037, de 1º de outubro de 2009, podem ser aceitos como documento de identidade (todos dentro de sua validade):


• carteira de identidade;


• carteira profissional;


• passaporte;


• carteira de identificação funcional;


• outro documento público que permita a identificação do alistado.

 

Informações

Telefone

156 (ligação gratuita)

+ 55 (12) 3912.3422

 

Endereço

Rua Saigiro Nakamura, 500, Vila industrial

 

Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Tiro de Guerra

 

É a instituição que mantém convênio com a Prefeitura, responsável por fornecer as instalações e a manutenção do prédio. O Exército Brasileiro fornece fardamento, munição, material bélico, instrutores, entre outros.

O Tiro de Guerra forma soldados reservistas que ficam durante um período de quase um ano trabalhando voluntariamente depois de serem convocados para o alistamento.

Os atiradores ajudam em campanhas do agasalho, dengue, auxiliam a Defesa Civil no combate a queimadas, proferem palestras em escolas e entidades, além de trabalharem em atividades vinculadas ao Corpo de Bombeiros.

 

Informações

Atendimento ao público

Das 08h às 16h.

Telefone

(12) 3912-2759

156 (ligação gratuita)

Endereço

Rua Saigiro Nakamura, 500, Vila industrial

×