Junta de Serviço Militar
A Junta de Serviço Militar é responsável pela emissão de documentos pertinentes ao Exército Brasileiro e a regularização da situação militar.
A instituição presta outros serviços como dispensa e adiamento de incorporação, inserção e eximição do serviço militar, seleção, serviço alternativo ao serviço militar, recusa e prestação de serviço militar obrigatório, reaquisição de direitos políticos, preferenciamento de Forças Armadas, unificação do alistamento, reabilitação, retificação dos dados e opção de nacionalidade.
Tiro de Guerra
O Tiro de Guerra, forma Reservistas de 2ª Categoria para o Exército Brasileiro, desenvolve diversos trabalhos cívicos sociais, visando sempre o bem-estar da sociedade, e vem difundindo o culto ao amor a pátria, cidadania e civismo.
Alistamento
O alistamento militar deve ser realizado nos primeiros seis meses (de 2 de janeiro até o último dia útil de junho) do ano ao completar 18 (dezoito) anos de idade. Após essa data, o brasileiro alistado será encaminhado à seleção geral, que será realizada ainda neste ano.
Documentos exigidos
• documento de identidade. No caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção, ;
• comprovante de residência em nome do alistando, genitores ou responsáveis legais devidamente documentados (não são aceitas procurações de próprio punho) ou declaração firmada pelo alistando;
Conforme a 12.037, de 1º de outubro de 2009, podem ser aceitos como documento de identidade (todos dentro de sua validade):
• carteira de identidade;
• carteira profissional;
• passaporte;
• carteira de identificação funcional;
• outro documento público que permita a identificação do alistado.
Informações
Telefone
156 (ligação gratuita)
+ 55 (12) 3912.3422
Endereço
Rua Saigiro Nakamura, 500, Vila industrial
Atendimento
De segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
Tiro de Guerra
É a instituição que mantém convênio com a Prefeitura, responsável por fornecer as instalações e a manutenção do prédio. O Exército Brasileiro fornece fardamento, munição, material bélico, instrutores, entre outros.
O Tiro de Guerra forma soldados reservistas que ficam durante um período de quase um ano trabalhando voluntariamente depois de serem convocados para o alistamento.
Os atiradores ajudam em campanhas do agasalho, dengue, auxiliam a Defesa Civil no combate a queimadas, proferem palestras em escolas e entidades, além de trabalharem em atividades vinculadas ao Corpo de Bombeiros.
Informações
Atendimento ao público
Das 08h às 16h.
Telefone
(12) 3912-2759
156 (ligação gratuita)
Endereço
Rua Saigiro Nakamura, 500, Vila industrial
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.