Guarda Civil Municipal

Guarda Civil Municipal

Responsável pela proteção dos próprios públicos, serviços à população e áreas municipais

A Guarda Civil Municipal de São José dos Campos foi criada em 6 de janeiro de 1988 como uma instituição de caráter civil, responsável por zelar pelos bens, serviços e instalações públicas.

A corporação mantém efetivo 24 horas nas ruas, apoia e integra operações de atividades de fiscalização e ordenamento urbano, coibir atos de vandalismo, zela pela estética urbana e promover a segurança dos bens públicos e em eventos oficiais.

A atuação do GCM ganhou versatilidade com a lei federal 13.022, de 8 de agosto de 2014, ampliando a importância de sua ação no município.


Princípios da GCM

• Proteção dos direitos humanos e fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas;

• Preservação da vida;

• Patrulhamento preventivo;

• Compromisso com a evolução social da comunidade;

• Uso progressivo da força.

Tecnologia

Radiocomunicação

O sistema de radiocomunicação da Prefeitura é usado pela Guarda Civil Municipal, que tem aparelhos digitais instalados em todas as suas viaturas. Os equipamentos possuem sistema full digital, oferecendo mais qualidade sonora, letreiro digital e emissão de protocolo de segurança.

Treinamento

Anualmente, são realizados cursos e treinamentos para capacitação profissional com revisão a conceitos e aprendizado diversos. Os treinamentos abordam  temas como direitos humanos, policiamento comunitário, armamento e tiro, controle de distúrbio civil, ordem unida, educação física, defesa pessoal, técnicas operacionais, mediação de conflitos e ética profissional.

Controle de Distúrbios Civis

Estudo sobre o emprego da força de choque no controle de tumultos e situações de extrema complexidade, de forma a ampliar conhecimentos táticos e operacionais de atuação em diversas formas de manifestações públicas, analisando suas causas e consequências para a sociedade.

Defesa Pessoal

Um conjunto de métodos de forma a neutralizar um ataque individual. As técnicas de defesa pessoal incluem bloqueios, retenções e alavancas para dominar o adversário com rapidez, encurtando o tempo de combate com o objetivo de evitar riscos.

Método Giraldi

Trata-se de um conjunto de técnicas e normas utilizadas pelos Policiais Militares do Estado de São Paulo, e que o agente é orientado quanto ao uso racional da arma de fogo e do diálogo com criminosos para que se entreguem sem a necessidade de disparos.

Polícia Comunitária

O conceito de Polícia Comunitária está baseado na construção da segurança por meio de gestão compartilhada, ou seja, quando há interação com a comunidade e entre os diferentes órgãos de segurança e políticas públicas que estimulam a promoção comunitária.

Treinamento de Tiro

Treinamento obrigatório anual aos guardas aptos a portar arma de fogo, que exige cumprimento de 80 horas de aulas práticas e teóricas com equipamentos para uso em defesa e reação, através de simulações de confronto real em diferentes situações de pressão, como legítima defesa, invasões e combate embarcado.

Inspetorias

Sede
Rua Felício Savastano, 401 - Vila Industrial
Tel. 3901-2434

Base Comunitária de Segurança Compartilhada - Distrito de São Francisco Xavier
Guarda Civil Municipal e Polícia Militar
Rua 13 de Maio, 270 - Centro
Emergência: 153 / 3926-1414

Base Comunitária de Segurança Compartilhada - Distrito de Eugênio de Melo
Rua 15 de Novembro, 259 - Centro
Emergência: 153 / 3908-5916

 

Informações

Telefone

(12) 3901-2434

156 (ligação gratuita)

153 (ligação gratuita)

190 (emergência)

Endereço

Rua Felicio Savastano, 401, Vila industrial

×