O que é?
O termo “Fauna Sinantrópica Nociva”, segundo a Instrução Normativa nº 141/2006 do IBAMA, refere-se a animais que interagem de forma negativa com a população humana, causando-lhe transtornos significativos de ordem econômica ou ambiental, ou que representem riscos à saúde pública. Muitas espécies de vetores e pragas urbanas, como roedores, mosquitos, moscas, baratas e escorpiões, podem ser atribuídos às grandes interferências humanas no ambiente, como é o caso do aumento da população, uma das responsáveis por um cenário de situações insalubres que favorecem a proliferação destes seres.
Com o crescimento das áreas urbanas, o aumento do consumo de materiais descartáveis, como latas e embalagens plásticas, e o aumento considerável da produção de lixo orgânico contribuem para as condições de vulnerabilidades que expõem as populações humanas ao contato permanente com animais e pragas.
A Secretaria de Manutenção da Cidade executa o combate às pragas, tais como ratos, baratas, insetos nocivos às árvores, abelhas, marimbondos, formigas e carrapatos.
Contra o aumento do pernilongo, é feito o controle biológico em córregos, valetas e lagos. Esse monitoramento tem o objetivo de evitar o desenvolvimento das larvas do inseto. Os pontos com presença de larvas são tratados com larvicida biológico que extermina a larva antes que se transforme em inseto adulto. Onde há pernilongos adultos, é aplicada a pulverização de inseticida por meio de equipamentos específicos ou pelo Fumacê.
Informações
Telefone
(12) 3945.9526
Solicitações
Ligue 156 gratuitamente
Aplicativo 156 SJC
PrefBook - Link
Endereço
Avenida Nelson D'Ávila, 658 - Centro
CEP: 12245-030
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.