Apresentação

Apresentação

Contatos, objetivos e atribuições

Dos objetivos Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, destaque para a revisão do Plano Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável e a criação de convênios e parcerias com diversos setores e entidades.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural é mais uma iniciativa do resgate da atuação da Prefeitura com a área rural. Entre as iniciativas de políticas públicas para o setor, São José dos Campos conta com Ponto Rural em São Francisco Xavier e Alto da Ponte.

Nas unidades, os produtores rurais recebem gratuitamente orientações e serviços para o desenvolvimento rural e certificação da propriedade junto ao Incra, além dos trâmites obrigatórios para comprovação de vacinações como febre aftosa, brucelose e raiva, do rebanho bovino, bubalino, equino, caprino e ovino.

As unidades contam também com outros serviços fornecidos pela pela Prefeitura em apoio ao produtor rural como o Banco do Povo, que oferece crédito a juros reduzidos e a Sala do Empreendedor, que agiliza a constituição de empresas ou MEI (Micro Empreendedor Individual).

O Ponto rural também dispõe de emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal), um dispositivo de controle de sanidade animal imposta pelo governo do Estado necessário para comercialização dos animais ou produtos derivados.

Outra iniciativa no segmento o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), foi criado para facilitar o acesso dos produtores ao serviço de inspeção. Com isso, os produtores podem oferecer produtos de procedência garantida, assegurando a saúde dos consumidores, e a legalidade do produto.

Contatos

Endereço: Rua José de Alencar, 123 – Paço Municipal – 6º andar - SEURBS
Telefone: 3947-8735
Email: seurbs.cmdr@sjc.sp.gov.br

×