Projeto

Projeto

Informações sobre o projeto Linha Verde

Informações sobre a obra da Linha Verde 

A Prefeitura de São José dos Campos lançou o projeto Linha Verde, iniciativa inédita de desenvolvimento urbano. O plano prevê a criação de um corredor para interligar regiões sul e leste -- as mais populosas como a região central da cidade, bem como o município mais sustentável. O trecho entre a região sul e central foi liberado. 

A Linha Verde atende modernos conceitos de planejamento urbano e foi construída orientada pelo Plano Diretor. O novo eixo vai facilitar a construção de serviços e estimular o desenvolvimento econômico ao longo de sua extensão.

O projeto utilizará até 31% da faixa pertencente à ISA CTEEP (Companhia Paulista de Transmissão de Energia Elétrica S/A). A desapropriação foi realizada por meio de troca de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O eixo sustentável vai contribuir para a criação de novas centralidades, estimulando o crescimento do setor imobiliário, a economia e gerando empregos com a expansão de novos empreendimentos, além de interligar os principais centros comerciais da cidade, caso do CenterVale Shopping, Vale Sul Shopping e Shopping Jardim Oriente.

A Linha Verde também vai beneficiar os estudantes, que frequentam diariamente as universidades instaladas ao longo do trajeto, Anhanguera e Anhembi-Morumbi.

O distrito industrial Chácaras Reunidas e o Centro Empresarial Eldorado terão acesso mais facilitado, beneficiando trabalhadores e o setor produtivo do município.

Mobilidade

Pelo corredor, circula o transporte rápido de massa, que garantirá modernidade e conforto no serviço de transporte público oferecido e à população.

Eixos

A Linha Verde está baseada eixos fundamentais:

Desenvolvimento Urbano e Centralidades

O corredor tornará a cidade mais compacta, o acesso a serviços e o desenvolvimento econômico entre as regiões do sul e leste.

TRM (Transporte Rápido de Massa)

O novo modelo, inspirado nos modelos mais avançados do mundo, une modernidade, conforto e agilidade no serviço de transporte público oferecido à população.

Sustentabilidade

A Linha Verde vai promover o desenvolvimento urbano e econômico, preservando o meio ambiente. Nos trechos de implantação o corredor em concreto, as calçadas serão feitas com elementos permeáveis ​​e a iluminação será em LED alimentada pelo sistema fotovoltaico on-grid . Será feita a longo prazo da arborização de todo traçado.

×