Autônomo

Autônomo

Isenção de ISS para profissional que trabalha por conta própria

Estão isentos do Imposto Sobre Serviços (ISS) os profissionais que trabalham por conta própria, como marceneiros, soldadores, cabeleireiros, entre outros. Todos podem emitir nota fiscal sem pagar o ISS e quem tiver dívidas também pode ser beneficiado. A medida visa incentivar o trabalho autônomo e promover a inclusão de mais profissionais no mercado de prestação de serviços no município.

São beneficiados aqueles que exercem atividades que não exigem escolariedade ou formação de nível técnico ou superior, e proporciona ganhos mensais que podem ser enquadrados em faixas de baixa renda.

Atividades relacionadas ao ensino também são isentas, como parte da prioridade conferida pelo município à área de educação.

Cadastro

Os profissionais que trabalham por conta própria devem pleitear eletronicamente no sistema de serviços online ou comparecer ao Paço Municipal ou a um dos Postos de Atendimento da Prefeitura, solicitando a abertura de um processo para inscrição de autônomo no Cadastro Municipal. Neste pedido deverá estar indicada a atividade que o profissional irá prestar.

Após a sua inscrição o interessado receberá um Cartão de Identificação do Contribuinte, que é um documento que identifica o autônomo e o serviço que está habilitado a prestar.

Lista de documentos necessários a solicitação.

A alteração ou encerramento do cadastro também devem ser realizados na Prefeitura ou em um dos postos de atendimento.

Vantagens

Ele pode emitir nota fiscal do serviço prestado, contribuir com a Previdência Social e garantir direitos como aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-maternidade e outros. Não terá o ISSQN retido pelo tomador de serviços com base no preço do serviço e estará regularizado perante o fisco municipal.

Atividades isentas

Atividade já isentas conforme Leis Municipais nº 3445/1989 e 30/1991

×