Educação Especial Inclusiva

Educação Especial Inclusiva

Conheça a Educação Especial Inclusiva nas escolas

As escolas da rede de ensino municipal estão preparadas para acolher os alunos com deficiência e realizam diversas ações para garantir inclusão e acessibilidade, como:

- O AEE (Atendimento Educacional Especializado) que acompanha os estudantes com deficiência na rotina escolar para complementar a formação desses alunos, com atendimento no contraturno das aulas, em salas multifuncionais.

- Salas Multifuncionais com recursos, como: jogos, tablets, tecnologias assistivas, materiais didáticos e de acessibilidade que contribuem para o bom desenvolvimento dos estudantes.

- Professores do AEE, especialistas na área que estabelecem articulação com os professores da sala de aula, disponibilizam recursos pedagógicos e de acessibilidade, além das estratégias para promover a participação dos estudantes nas atividades escolares.

- Para os estudantes com deficiência visual (cegueira e baixa visão) há aulas no contraturno com professor especialista na área, com atividades de Braille e Orientação e Mobilidade, além da tecnologia dos óculos inteligentes.

- Os estudantes surdos, que têm a língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua, podem participar do “Projeto Especial de Libras e da Língua Portuguesa como Segunda Língua”, que funciona na Emefi Prof. Maria Aparecida dos Santos Ronconi, com professores interlocutores de Libras e professores especialistas bilíngues no contraturno escolar.

- O Atendimento Psicopedagógico Institucional (API) também acontece no contraturno e auxilia os estudantes com mais dificuldades em aprender, com propostas individuais e alinhadas às necessidades de cada aluno.

- Entre outras ações e projetos, a equipe da Coordenadoria da Educação Especial Inclusiva na Secretaria de Educação e Cidadania acompanha e dá todo suporte para as escolas em prol da equidade e inclusão.

- E ainda, para garantir o acolhimento de todos, aqueles alunos que estão em processo de investigação do laudo também já são atendidos por essas ações nas unidades escolares.

As famílias de estudantes com deficiência podem procurar a direção da escola para receber todo apoio e orientação.

×