Mãe e filha têm encontro emocionante no HM
Atualizado em 18/09/2025 - 14:12
Uti Neonatal do Hospital Municipal. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 17-09-2025
Momento marcante: o primeiro encontro da mãe Bianca com a filha Antonela, nascida prematuramente com apenas 27 semanas de gestação - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Saúde

Foram apenas três dias de espera, mas para Bianca de Lima Inácio, de 32 anos, cada hora parecia uma eternidade. Moradora do Jardim Colonial, na região sul de São José dos Campos, ela viveu nesta quarta-feira (17) um dos momentos mais marcantes de sua vida: o primeiro encontro com a filha Antonela, nascida prematuramente na última segunda-feira (15), com apenas 27 semanas de gestação.

Antonela chegou ao mundo pesando 800 gramas e precisou ser internada imediatamente na UTI Neonatal do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina).

Já a mãe, que enfrentou complicações de saúde durante a gestação e também no parto, foi levada à UTI Adulto 2, onde ficou em cuidados intensivos.

Cuidados

A gestação de Bianca foi acompanhada desde o início pelo Ambulatório da Mulher, que oferece atendimento especializado para mulheres com gravidez de risco. Com pressão alta, ela sabia que o caminho até o nascimento da filha não seria simples, mas jamais imaginou que teria de enfrentar a separação logo após o parto.

Nesta quarta-feira (17), com a melhora em seu quadro de saúde, a equipe multiprofissional do hospital organizou o encontro tão aguardado. O momento reuniu profissionais das UTIs neonatal e adulta, que se mobilizaram para que mãe e filha pudessem finalmente se tocar.


A mãe Bianca toca carinhosamente a mão da filha, internada na UTI Neonatal | Foto: Claudio Vieira

“Foi muito bom, sem palavras, uma sensação única de pegar naquela mãozinha. Um momento inexplicável”, disse Bianca, emocionada.

Antonela seguirá sob cuidados especiais até alcançar o peso de 2 quilos e iniciar a amamentação, condições necessárias para receber alta da UTI. Enquanto isso, Bianca se recupera bem e deve ser transferida para a enfermaria até esta sexta-feira (19).


Bianca fez o pré-natal no Ambulatório da Mulher, devido à gestação de risco | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Essa é a terceira gestação de Bianca, mas a primeira vez que ela dá à luz a uma menina. Mãe de dois meninos, ela descreve Antonela como um presente de força e esperança em sua vida.

O encontro de mãe e filha reforça não apenas a luta de Bianca e Antonela, mas também a dedicação das equipes médicas e de enfermagem do Hospital Municipal, que trabalham diariamente para garantir acolhimento, cuidado e amor em momentos tão delicados.


MAIS NOTÍCIAS
Saúde

×