Coleta de lixo tem aprovação de 96,7% da população
Atualizado em 19/09/2025 - 11:32
Monitoramento por câmeras em caminhões de coleta seletiva. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 17-09-2025
Mantendo o nível de desempenho exemplar, a Prefeitura realiza o serviço de coleta de lixo comum em 100% do município - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rosi Masiero
Manutenção da Cidade

Colaborou a jornalista Ana Lúcia Abranches

O serviço de coleta de lixo obteve a aprovação de 96,7% da população joseense. É o que aponta a pesquisa da Indsat  (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), referente ao primeiro semestre deste ano, entre os 16 serviços públicos avaliados entre as cidades de grande porte.

Mantendo o nível de desempenho exemplar, a Prefeitura de São José dos Campos realiza o serviço de coleta de lixo comum, que ocorre em 100% do município, e a coleta seletiva em 100% da área urbana, além de São Francisco Xavier. O serviço em parceria com a Urbam (Urbanizadora Municipal) reflete na qualidade de vida dos moradores, tópico que, inclusive, está no topo da pesquisa.

O serviço registrou 766 pontos, três a mais que na outra amostragem, atingindo o Alto Grau de Satisfação pelo quarto período consecutivo. Tais resultados demonstram o compromisso da Prefeitura em manter a limpeza do município com eficiência.

A aprovação da maioria quase absoluta dos joseenses impulsiona a administração em continuar investindo em ações que garantam bem-estar, saúde e qualidade de vida para toda a população.

Ações

São José conta com 15 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) onde recebe gratuitamente materiais diversos como lâmpadas, pilhas, madeiras entre outros, onde o descarte é realizado em locais apropriados. A Urbam possui um programa abrangente de educação ambiental para orientar os moradores sobre a separação e destinação correta dos resíduos. 


População reconhece a importância da coleta de lixo e das ações de manutenção | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Metodologia Indsat

O índice de satisfação da Indsat é calculado a partir da média ponderada das avaliações de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. 

O resultado gera uma pontuação única, de 0 a 1.000 pontos, que classifica os serviços públicos em diferentes graus de satisfação.

A pesquisa ouviu 600 moradores com mais de 16 anos, considerando exclusivamente a percepção da população joseense. A margem de erro é de 4%, com intervalo de confiança de 95%.

Saiba mais no site da Indsat

Confira:

São José mantém aprovação alta em segurança pública

População aprova geração de empregos em S. José


MAIS NOTÍCIAS
Manutenção da Cidade

×