Operação Casa Limpa realiza 40ª edição do ano neste sábado
Atualizado em 24/10/2025 - 11:06
img_7641_claudio_vieira.jpgOperação Casa Limpa no bairro Jardim Morumbi. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 12-04-2025
Caminhões irão circular pela região norte neste sábado (25); atividade elimina possíveis criadouros para evitar a proliferação da dengue - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Lucas Brito
Saúde

Entre as principais iniciativas da Prefeitura de São José dos Campos no combate à dengue, a Operação Casa Limpa realiza sua 40ª edição do ano neste sábado (25), atuando na zona leste da cidade.

Serão visitados os bairros Jardim Ismênia, Jardim Universo, Jardim Copacabana, Jardim Valparaíba e Vila São Jorge.

Das 7h às 12h, os caminhões circulam pelos bairros recolhendo itens que podem acumular água nos lares de moradores conscientes, que fazem o dever de casa ao separar os materiais.

Em 2025, a ação já percorreu por todas as regiões do município coletando cerca de 30 toneladas de objetos como latas, potes, pneus, garrafas, lonas, vasos sanitários, baldes, tambores, piscinas desmontáveis e quaisquer outros que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

É importante reforçar que os restos de construções, móveis e madeiras não são retirados e devem ser entregues nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).

Mobilização

Com base nos dados da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), a Prefeitura avalia e ajusta as medidas adotadas, redirecionando ações conforme a necessidade de cada região. Apesar da diminuição expressiva nos casos em comparação com o ano passado, o enfrentamento à dengue segue firme no município.

A programação das execuções diárias pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura.

Com a chegada da primavera e o aumento das temperaturas, é fundamental que os moradores mantenham os cuidados dentro de casa e sejam cordiais com os agentes, deixando-os entrar para verificar os possíveis criadouros. Eles estão atuando para garantir a saúde de todos.

Em caso de dúvidas sobre a identificação, os profissionais estão sempre uniformizados e com crachá da Prefeitura. Os registros também podem ser consultados on-line, a partir do nome ou matrícula.

Confira as orientações para eliminar focos do mosquito e ao identificar qualquer possível foco do mosquito, entre em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).


MAIS NOTÍCIAS
Saúde

×