Caminhada conscientiza sobre Outubro Rosa no Vicentina
Atualizado em 17/10/2025 - 12:55
cv__1884_claudio_vieira.jpg
Evento reúne comunidade com atividades de bem-estar, palestras e ações educativas no Parque Vicentina Aranha, na região central - Foto: Divulgação

Lucas Brito
Saúde

Em celebração ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, a Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”), promove a Caminhada da Saúde neste domingo (19), das 8h às 12h, no Parque Vicentina Aranha.

O evento é gratuito e aberto a toda a população, sem a necessidade de realizar inscrição prévia — basta comparecer ao local e participar. O percurso terá até 2 km, com alongamento orientado por educadores físicos.

A iniciativa busca aproximar a população dos serviços de saúde, promover o autocuidado e reforçar a importância da prevenção, com atividades voltadas ao bem-estar físico e emocional.

Profissionais de saúde conduzirão palestras ao ar livre sobre diagnóstico precoce, mitos e verdades sobre a doença e hábitos que ajudam na prevenção.

Haverá tendas temáticas com informações para saúde da mulher, nutrição e bem-estar, aferição de pressão e glicemia, e atividades para crianças, com brincadeiras educativas e pintura facial temática.

O encerramento contará com uma roda de conversa motivacional, reunindo histórias de superação de mulheres que venceram o câncer e inspiram outras a cuidarem de si mesmas com coragem e esperança.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve gerenciadas pelo Cejam em São José dos Campos também terão programação especial até o final do mês, reforçando as estratégias de cuidado. O Cejam é responsável ainda pela administração das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Alto da Ponte e Campo dos Alemães.

UBS Alto da Ponte

  • 20/10 às 13h: Ação em território – Alto da Ponte: palestra sobre saúde da mulher, coleta de exame preventivo, solicitação de mamografia e visitas domiciliares realizadas por agentes de saúde, enfermeiros e médicos.
  • 27/10 às 13h: Palestra sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção, além de solicitação de exames.

UBS Jardim Telespark

  • 18/10: Campanha de coleta preventiva e solicitação de mamografia.
  • Durante todo o mês: Cantinho de Orientação, no qual mulheres atendidas na escuta inicial e em consultas médicas serão encaminhadas para receber instruções sobre o autocuidado e a identificação de alterações nas mamas.

UBS Santana

  • 17/10 às 14h: Ação educativa no Abrigo LGBTI – Mitos e verdades sobre o câncer de mama.
  • 18/10 das 8h30 às 16h: Campanha de vacinação e coleta preventiva.
  • 23/10 às 14h: Sala de espera – Prevenção do câncer de mama.

UBS Altos de Santana

  • 20/10 às 14h30: Corte de cabelo gratuito para mulheres, com possibilidade de doação dos fios.
  • Durante todo o mês: Mutirões recorrentes para realização de exames preventivos e encaminhamentos para mamografia.

Outubro Rosa

Estes movimentos integram a campanha do Outubro Rosa na cidade. Além dos serviços contínuos voltados à saúde da mulher, o município preparou uma série de novidades para fortalecer a mensagem junto à população e aos colaboradores da rede municipal de saúde.

O destaque será a chegada das Carretas de ​Mamografia e ​Empreendedorismo do movimento SP Por Todas, da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher, que ficarão no Centro da Juventude a partir do dia 27, oferecendo 550 exames gratuitos para a população, além de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Sebrae e Senac, voltados para a promoção da autonomia financeira.

Outro impacto foi a carreta do programa “Marque Esse Gol”, do São José Esporte Clube em parceria com a Federação Paulista de Futebol e a Fundação Laço Rosa, que atendeu 91 pacientes no Estádio Martins Pereira nesta quinta-feira (16).

Para garantir a continuidade dos exames, a oferta de vagas para mamografias será ampliada em 54%, graças a um novo credenciamento de prestadores aberto na última segunda-feira (13). Esse reforço permitirá reduzir filas e agilizar o acesso das mulheres, saltando de 1.300 para 2.014 exames mensais.


Carreta da mamografia chega ao Centro da Juventude no dia 27 | Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Prevenção

O atendimento preventivo é feito em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) Resolve da cidade, sendo que a paciente nem precisa passar em consulta médica. As enfermeiras do acolhimento são capacitadas para dar orientações, fazer o exame de palpação de mamas e a coleta de preventivo de colo uterino. Elas podem solicitar a mamografia para todas as mulheres, conforme faixa etária e critérios clínicos.

Apenas em 2025, já foram realizadas 25.364 mamografias entre janeiro e setembro. No ano passado inteiro, foram 35.998.

Através do núcleo Previna (Programa de Prevenção ao Câncer), é realizado um trabalho perene, todos os dias, de acompanhamento de pacientes com câncer. Tudo isto facilita e dá rapidez ao tratamento, promovendo a detecção precoce de nódulos. No caso do câncer, quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de cura.


MAIS NOTÍCIAS
Saúde

×