Bairros em atenção contra a dengue têm Operação Casa Limpa
Atualizado em 17/10/2025 - 15:56
img_6311_claudio_vieira.jpg
Dados da Avaliação de Densidade Larvária direcionam ações de combate pela cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Lucas Brito
Saúde

Colaborou o estagiário Vítor Burgatti

A população da região leste de São José dos Campos possui um compromisso com a saúde pública neste sábado (18).

Das 7h às 12h, os moradores devem deixar em frente de casa os itens que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, para que sejam recolhidos pelos caminhões da Operação Casa Limpa.

Entre os objetos coletados estão latas, potes, pneus, garrafas, lonas, vasos sanitários, baldes, tambores, piscinas desmontáveis e quaisquer outros que acumulam água.

É importante reforçar que os restos de construções, móveis e madeiras não são retirados e devem ser entregues nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).

Serão visitados os bairros Jardim Diamante, Cidade Vista Verde e Jardim Motorama.

Os locais foram escolhidos a partir da 4ª Avaliação de Densidade Larvária do ano, que apesar de ainda estar em andamento, já identificou a necessidade de uma mobilização nessas áreas.

A atividade acontece de segunda a sexta-feira e a programação diária pode ser acompanhada pelo site oficial da Prefeitura, junto com as demais medidas de controle e prevenção executadas.

Com base nos dados obtidos, a Prefeitura avalia e ajusta as estratégias adotadas, redirecionando ações conforme a necessidade de cada região.

Conscientização

Com a chegada da primavera e o aumento das temperaturas, é fundamental que os moradores mantenham os cuidados dentro de casa e sejam cordiais com os agentes, deixando-os entrar para verificar os possíveis criadouros. Eles estão atuando para garantir a saúde de todos.

Em caso de dúvidas sobre a identificação, os profissionais estão sempre uniformizados e com crachá da Prefeitura. Os registros também podem ser consultados on-line, a partir do nome ou matrícula.

Confira as orientações para eliminar focos do mosquito e ao identificar qualquer possível foco do mosquito, entre em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).


MAIS NOTÍCIAS
Saúde

×