São José abre inscrições para seminário da pessoa idosa
09/10/2025 17:27
Arte mês Idoso
São José possui uma ampla e integrada rede de prestação de serviços, apoio, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas - Foto: Divulgação

Cláudio Souza
Apoio Social ao Cidadão

Colaborou o estagiário João Vítor Trindade

A Prefeitura de São José dos Campos abrirá, nesta sexta-feira (10), as inscrições para o seminário "Idade e Dignidade: Um Compromisso de Todos”, que será realizado no próximo dia 24 de outubro, das 8h às 12h, no auditório do Centro da Juventude, na região sul.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o próximo dia 23 pelo link. Foram disponibilizadas 200 vagas.

O seminário, promovido pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, é voltado para munícipes, universitários, pessoas idosas e profissionais que atuam no atendimento aos idosos em diversas áreas.

O objetivo é discutir e refletir sobre a importância de um olhar atento e cuidadoso sobre o envelhecimento saudável, abordando temas como direitos, proteção, empreendedorismo na melhor idade e bem-estar.

Palestras

Para ampliar o debate, o seminário contará com a participação de representantes do Hospital Municipal, da Delegacia do Idoso e de entidades parceiras da Prefeitura como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Serão ministradas palestras com os temas "Empreendedorismo na Aposentadoria", "Como se Proteger de Golpes", "Viver a Melhor Idade sem Traumas" e "Novos Envelhecimentos e Estatuto das Pessoa idosa".

Também haverá apresentações de frequentadores das Casas do Idoso.

Apoio social e proteção

São José possui uma ampla e integrada rede de prestação de serviços, apoio, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas, envolvendo diversas secretarias municipais e com ações ao longo de todo o ano.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, mantém a Divisão de Políticas para Pessoa Idosa, que realiza atividades como palestras, rodas de conversa e distribuição de materiais informativos para conscientização e sensilização sobre a importância do envelhecimento saudável, com dignidade e direitos preservados.

O trabalho é desenvolvido em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que é atuante.

Cuidados constantes

A cidade também possui quatro Casas do Idoso, mantidas pela Prefeitura e que são referência em qualidade em serviços oferecidos às pessoas idosas e familiares, promovendo muitos eventos e encontros intergeracionais.

São espaços de uso coletivo, propiciando a oportunidade de ter uma vida comunitária, com oferta de pelo menos 50 atividades culturais, artísticas, esportivas e de lazer.

Por mês, as quatro unidades recebem, juntas, cerca de 10 mil pessoas.

Acolhimento humanizado

Nas ações de cuidados com os idosos, a Administração municipal mantém, ainda, quatro ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) por meio de parcerias com OSCs (Organizações da Sociedade Civil).

Elas estão localizadas nas regiões central, norte e leste, onde estão abrigados atualmente 160 idosos, que contam com acolhimento humanizado e cuidados constantes realizados por equipe multidisciplinar em locais com infraestrutura completa.

Serviço

Inscrições para o seminário

Período: do dia 10 (sexta) a 23 de outubro

Como se inscrever:  neste link

 Vagas: 200


MAIS NOTÍCIAS
Apoio Social ao Cidadão

×