Pedagogia dos Sonhos nas escolas estimula protagonismo
Atualizado em 09/10/2025 - 13:29
Projeto Empreende nas Escolas estimula imaginação e protagonismo infantil
As crianças exploram o mundo e aprenderam sobre empreendedorismo por meio de brincadeiras, descobertas e sonhos - Foto: PMSJC

Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania

Na Emei Professora Jane Palumbo, no Dom Pedro I, o dia amanheceu com cores, risos e muita expectativa: a escola virou um espaço de exposições encantadoras, onde cada sala revelou um pedacinho do sonho coletivo dos alunos.

O projeto “Empreende nas Escolas” já presente em outras unidades da rede de ensino municipal ganhou vida ali com leveza, criatividade e significado.

O evento faz parte das iniciativas de Educação Empreendedora da Prefeitura de São José dos Campos que, na Educação Infantil, acontece por meio da Pedagogia dos Sonhos, reunindo práticas pedagógicas, oficinas, feiras e exposições, para estimular nos alunos atitudes empreendedoras desde a infância, inspirando a sonhar, com autonomia, planejamento, criatividade e protagonismo.

Na escola infantil do Dom Pedro, a professora Aline Kathleen propôs aos pequenos explorarem sabores e elementos da natureza: terra, sementes, folhas. Eles brincavam com esses elementos, experimentando, criando comidinhas simbólicas, até que um momento simples se tornou um convite à descoberta

“As crianças sempre brincavam com isso e aí quando viram uma lagarta no jardim da escola perguntaram se ela viraria borboleta, e aí eu expliquei que ela viraria, mas para isso tinha que comer as coisas da natureza para ficar forte e preparar o casulo para a metamorfose. Então, eles começaram a "cozinhar para os bichinhos do jardim"", disse. 


Professora Aline transformou as brincadeiras em descobertas cheias de significado | Foto/PMSJC

O momento de contemplação e imaginação virou coalizão para transformações maiores: as turmas passaram a “cozinhar" receitas simbólicas não só para os bichinhos, mas como forma de expressar criatividade, consciência ambiental e alegria ao aprender.

Sonhos nas salas de aula

Paula Vilas Boas, coordenadora pedagógica da escola, conta que o trabalho com o projeto começou com algo ainda mais profundo: os sonhos.

“No início do semestre começamos com o trabalho de Pedagogia dos Sonhos, e, nesse percurso, os alunos vão construindo o que eles sonham e pensam do sonho coletivo da turma. Cada turma teve o seu sonho coletivo, durante o semestre tivemos um trabalho envolvendo toda a equipe e foi aberto para a família visitar. Toda a comunidade escolar pôde participar e ver o trabalho das crianças. Parabenizamos o trabalho das professoras, o envolvimento delas, com as crianças e famílias no projeto, deixando um trabalho tão lindo e rico", afirmou Paula. 


Paula destacou a força dos sonhos coletivos no aprendizado das crianças | Foto/PMSJC

O envolvimento da comunidade escolar, com professores, famílias e alunos, conferiu um caráter afetivo e vivo ao evento de exposição: não era só mostrar trabalhos, mas apresentar os sonhos que se constroem juntos.

Pequenos mergulhos no fundo do mar

No Pré II, o tema escolhido foi fascinante: o oceano e seus habitantes. Cada aluno, com o apoio da família, confeccionou um bichinho marinho. A curiosidade brotou no processo de pesquisa, de mãos à obra e nos encontros de troca.

Valentina Gonzaga, 6 anos, fez um peixe, uma água-viva e uma arraia. Contou empolgada que aprendeu que “o polvo tem 3 corações” e que amou fazer o trabalho.


Valentina mergulhou na imaginação e criou um oceano cheio de vida e cor | Foto/PMSJC

Heitor Guimarães, também de 6 anos, comentou: “eu aprendi que os peixes soltam bolha pela boca, e a baleia e o golfinho têm estômago e muitas outras coisas, eu gostei muito de fazer esse trabalho”.


Heitor explorou o mundo marinho com curiosidade e encantamento | Foto/PMSJC

Luara Rodrigues, também com 6 anos, fez uma tartaruga e um caranguejo usando garrafa pet e EVA, com a ajuda da mãe. Contou que gostou muito de participar e de poder criar junto com a família.

As falas das crianças valem ouro: são janelas diretas para o encantamento de aprender com as próprias mãos e coração.

Luara mostrou criatividade ao transformar materiais recicláveis em arte  | Foto/PMSJC

A força dos sonhos e da educação empreendedora

Na rede de ensino municipal, os sonhos transpõem a sala de aula, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental, cultivando nos estudantes habilidades que serão úteis para toda a vida: planejamento, iniciativa, trabalho coletivo e visão de futuro.

Na Jane Palumbo, não foi diferente, cada sala ganhou seu momento de protagonismo, cada criança apresentando seu sonho junto com o coletivo da turma. O evento também abriu espaço para que as famílias e toda a comunidade escolar pudessem visitar, admirar e dialogar com as crianças, reforçando o sentido de pertencimento e valorização.


MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania

×