Conselho de Mobilidade Urbana visita CSI e pátio de ônibus
Atualizado em 09/10/2025 - 17:13
COMOB realiza visita ao Pátio Sul e CSI
Membros do Comob em visita técnica ao Pátio Sul conhecem ônibus da nova frota 100% elétrica de São José - Foto: PMSJC

Ana Lúcia Abranches
Mobilidade Urbana

Colaborou a estagiária Flávia Souza

Em um passo significativo para a modernização do serviço de transporte público coletivo municipal, membros do Conselho de Mobilidade Urbana (Comob) de São José dos Campos realizaram uma visita técnica ao Pátio Sul e ao Centro de Segurança e Inteligência (CSI) nesta quarta-feira (8).

Durante todo o percurso, as dúvidas foram esclarecidas pela equipe técnica, que detalhou os projetos de infraestrutura de carregamento para a frota 100% elétrica e os avanços em planejamento operacional do serviço.

Pátio de ônibus

A agenda começou no Pátio Sul, onde os conselheiros conheceram em detalhes a obra que está em andamento. O projeto da Prefeitura, desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade Urbana em parceria com a URBAM e com aprovação pela EDP, criará uma das maiores e mais potentes infraestruturas de carregamento de veículos elétricos do país, concentrando aproximadamente 4,5 MW de potência instalada.

O projeto do pátio foi planejado para suportar todos os tipos e tecnologias de carregadores, garantindo versatilidade, eficiência e economicidade e possibilita que a empresa vencedora da licitação da infraestrutura elétrica consiga instalar todos os equipamentos de forma otimizada, reduzindo o prazo de implantação após a chegada dos equipamentos. Incluindo ainda a construção de uma central de controle operacional e de uma área de apoio, que servirá de base para motoristas e funcionários.

Este padrão de infraestrutura e atendimento será replicado futuramente em todos os outros sete novos pátios de carregamento do projeto.


Conselheiros recebem detalhes do projeto de carregamento para a frota elétrica | Foto: PMSJC

Frota 100% Elétrica 

Durante a visita, os membros do Conselho tiveram a oportunidade de conhecer um dos ônibus da nova frota 100% elétrica que chegou na última semana, com destaque para a ampliação de acessibilidade e o sistema de iluminação em LED com sete cores diferentes na parte externa do ônibus, para ajudar os passageiros a identificar visualmente os tipos de linhas, melhorando a experiência dos que utilizam o serviço.

A capacitação de profissionais também foi um tópico abordado. A cada novo lote de ônibus elétricos que chegar, novas turmas de treinamento serão formadas, além das capacitações já realizadas pelas empresas operadoras para possibilitar que cobradores sejam promovidos a motoristas.

Um dos pontos altos da demonstração foi a explicação do sistema de coleta de dados. Por meio de câmeras instaladas nas portas, que farão a contagem de passageiros no embarque e desembarque, e dos validadores, é possível coletar informações precisas sobre o fluxo de "sobe e desce". Os dados são fundamentais para o planejamento de novas linhas e a otimização dos itinerários existentes, tornando o sistema mais eficiente e responsivo às necessidades da população.

Visita ao CSI

A comitiva também visitou o CSI, onde foi demonstrado o trabalho de fiscalização da mobilidade, por meio das câmeras inteligentes. O centro também é responsável pelo monitoramento em tempo real da frota do serviço de transporte público coletivo municipal e pela identificação de movimentos incomuns no tráfego de veículos, aumentando a segurança e a eficácia da operação.

Demonstração em tempo real do monitoramento de segurança e mobilidade no CSI | Foto: PMSJC

A visita técnica faz parte do calendário anual do Conselho de Mobilidade Urbana de São José dos Campos e consolidou a importância das parcerias e dos investimentos em tecnologia e infraestrutura, marcando um avanço concreto rumo a um sistema de mobilidade urbana mais sustentável, inteligente e centrado no cidadão.


MAIS NOTÍCIAS
Mobilidade Urbana

×