Setor de Nutrição é peça-chave no cuidado integral aos pacientes
Atualizado em 03/11/2025 - 10:16
Nutrição hospitalar
Parte da equipe que compõe a Unidade de Alimentação e Nutrição do HM: setor é responsável pela produção de aproximadamente 65 mil refeições por mês - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Saúde

Em um hospital que interna mensalmente cerca de 2.500 pacientes, a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvido da Medicina), desempenha um papel fundamental, muitas vezes pouco lembrado, mas essencial para a promoção da saúde e a recuperação dos pacientes.

O setor é responsável pela produção de aproximadamente 65 mil refeições por mês, além de cerca de 15 mil fórmulas infantis, dietas enterais e suplementos nutricionais preparados no lactário, em um serviço que funciona 24 horas por dia. 

Segundo a Gerente de Nutrição do Hospital Municipal, Sandy Gamez, toda a alimentação é planejada de acordo com o estado nutricional de cada paciente, com atendimento humanizado realizado desde a admissão até a alta hospitalar. “A alimentação hospitalar vai muito além de preparar refeições: ela é parte integrante do cuidado com o paciente e um instrumento estratégico para a recuperação”, disse. 


A gerente de Nutrição, Sandy Gamez durante palestra para colaboradores da equipe

A equipe é formada por 76 profissionais, incluindo 10 nutricionistas especialistas em nutrição hospitalar, que coordenam o preparo das refeições e o atendimento nutricional a pacientes, acompanhantes e colaboradores. A atuação segue rigorosamente as diretrizes de Boas Práticas de Manipulação e Segurança dos Alimentos, reforçando o compromisso com qualidade, segurança e sustentabilidade.

O setor também integra o Programa Green Kitchen, que incentiva práticas sustentáveis e a utilização de ingredientes naturais, como alho, cebola, ervas, ovos caipira orgânicos, óleo de girassol e azeite extravirgem. O programa valoriza não apenas a qualidade dos alimentos, mas também o manejo adequado dos resíduos e a capacitação da equipe.


A equipe de Nutrição do HM é formada por 76 profissionais, incluindo 10 nutricionistas

Ações internas

Além do trabalho diário, a UAN promove ações internas voltadas ao bem-estar e à capacitação de seus colaboradores. Nos dias 14 e 15 de outubro, a equipe participou de um evento com foco no engajamento e na alimentação saudável. 

Durante cerca de 1h30 em quatro turmas, todos os turnos foram contemplados com aulas sobre o conceito Green Kitchen e dinâmicas de integração, como montagem de pratos saudáveis e atividades de valorização interpessoal.


Ações internas são voltadas ao bem-estar e à capacitação dos colaboradores

“Nosso trabalho exige atenção, dedicação e planejamento, e ações como essa valorizam a equipe que diariamente se empenha em oferecer saúde, segurança e bem-estar a todos que passam pelo hospital”, completou Sandy.

Segundo a nutricionista, iniciativas como esse evento reforçam que o cuidado com a própria alimentação é essencial para a saúde, especialmente em uma rotina intensa de trabalho, além de fortalecer o relacionamento entre os colaboradores e promover um ambiente motivador.


Evento realizado em outubro teve foco no engajamento e na alimentação saudável.

Ela completa que a atuação da Unidade de Alimentação e Nutrição evidencia que, em um hospital de grande porte, cada refeição torna-se um instrumento estratégico de saúde, recuperação e bem-estar.

 


MAIS NOTÍCIAS
Saúde

×