Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania
A busca por uma educação que acolhe, inclui e promove o desenvolvimento integral das crianças guiou as discussões do ll Congresso sobre Educação Infantil e Anos Iniciais, realizado na PUC-SP, com o tema “Qualidade e Equidade na Educação Infantil”.
O encontro, que aconteceu em outubro, reuniu educadores, gestores, pesquisadores e profissionais de diversas regiões do país para refletir sobre caminhos que assegurem o direito de todas as crianças a uma educação justa, inclusiva e de excelência.
Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores e pelo Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas da Infância da PUC, o congresso foi marcado pela troca de experiências e pelo engajamento coletivo em torno da defesa da infância.
Entre os destaques do evento, esteve a participação da equipe de Educação Infantil de São José dos Campos, convidada pela professora doutora Emília Cipriano, referência nacional em políticas públicas para a primeira infância.
A presença da equipe no evento reforça o reconhecimento ao trabalho desenvolvido na rede municipal, que vem consolidando políticas educacionais comprometidas com a equidade, o cuidado e a potência criativa das crianças.

Equipe da Educação Infantil representando a rede municipal | Foto: Divulgação
“A participação do grupo de São José dos Campos foi de uma profundidade tamanha. Um grupo compromissado e ético, que fez a diferença nas oficinas e palestras. Mostraram que estamos unidos por princípios que dão sentido às nossas vidas. Parabéns a toda equipe pela dedicação, afeto, inteireza e pelo compromisso com as nossas infâncias brasileiras.”, afirmou Emília Cipriano.
Educação Infantil em rede
A equipe de São José dos Campos esteve na oficina “Educação Infantil em rede: garantia de direitos, construção de futuros”, que encantou os participantes pela sensibilidade, interação e profundidade pedagógica.
O encontro começou com uma acolhida marcada pela contação da história “A Pata do Elefante”, convidando os participantes a olhar para a infância como lugar de encantamento, cuidado e presença.
Em seguida, foi apresentada uma linha do tempo da Educação Infantil no município, acompanhada de um vídeo institucional, mostrando o percurso histórico e político que sustenta as práticas pedagógicas da rede.
A vivência prática da oficina trouxe uma proposta inspirada no formato ‘escape room’, porém com um sentido inverso: ao invés de sair da sala, os participantes eram convidados a “entrar” na essência da Educação Infantil. Os grupos exploraram três eixos fundamentais:
Tudo de forma colaborativa, leve, sensível e profundamente significativa.

Na oficina, educadores mergulharam em experiências que valorizam o protagonismo das crianças | Foto: Divulgação
Pedagogia Empreendedora dos Sonhos
O momento de socialização dos aprendizados foi seguido da apresentação da proposta Educação 5.0 e do Projeto Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, que destacou o papel da criança como protagonista de sua própria trajetória criativa.
Para encerrar, os participantes se reuniram no Pátio da Cruz, espaço simbólico da PUC-SP, para uma vivência musical coletiva, cantando “Eu sou criança”, fortalecendo a compreensão de que a educação acontece em harmonia, quando é feita com propósito e em rede.
Infância no centro
A presença de São José dos Campos no congresso reafirma o compromisso da rede com uma Educação Infantil que reconhece a criança como sujeito de direitos, protagonista, potente e capaz de transformar o mundo que habita.
Cuidar da infância é cuidar do futuro, e São José dos Campos segue construindo esse futuro, com afeto, formação e compromisso.
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