Henrique Macedo
Fundhas
O Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) encerrou nesta segunda-feira (3) três cursos voltados à criação, programação e arte para games, realizados em parceria com a Hub de Games, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do CultSP Pro — o maior programa de formação e qualificação voltado ao setor cultural e criativo do Estado.
Durante o evento de encerramento, atendidos da Unidade Putim da Fundhas testaram e avaliaram os jogos desenvolvidos pelos participantes, em um momento de troca entre criadores e público, que marcou o encerramento do ciclo de formação.
Jovens testaram os games desenvolvidos no curso | Foto: PMSJC
Segundo Elvis Melo, empresário da área de desenvolvimento de jogos e professor do curso de Game Design, o resultado superou as expectativas.
“O objetivo é formar profissionais prontos para o mercado e, quem sabe, ver empresas surgindo a partir desses talentos. O que os alunos entregaram aqui, em termos de arte, programação e design, é algo que muitas vezes supera o que se vê em projetos de cursos superiores. É um resultado que nos deixa muito orgulhosos", disse.
Os cursos — Game Design, Programação de Jogos e Arte para Jogos — tiveram início em junho, com quatro meses de aulas e um mês dedicado ao desenvolvimento de projetos finais. As turmas se uniram para trabalhar como um verdadeiro estúdio, com equipes multidisciplinares e funções específicas.
Resultado dos projetos foi testado por jovens da Fundhas | Foto: PMSJC
Agora, quatro dos projetos mais promissores serão levados para incubação, com a meta de transformar as ideias em startups do setor de games.
Entre os trabalhos apresentados está “Nina e o Reino dos Palhaços”, idealizado por Aníbal Clemente Júnior, produtor audiovisual e aluno do curso de Game Design. Inspirado em um livro infantil escrito por sua esposa, o jogo é voltado para crianças de 8 a 12 anos e busca promover valores como amizade e cooperação.
“Foi um curso transformador. Eu já atuava na área de educação e audiovisual, mas queria me aprofundar em desenvolvimento de jogos. Essa experiência abriu novos caminhos e me motivou a criar um produto que una entretenimento e aprendizado”, contou Aníbal.
Equipe que desenvolveu "Nina e o Reino dos Palhaços" | Foto: PMSJC
Outros destaques foram “Way to Earth”, um jogo de estratégia ambientado em uma estação espacial, e “GEC – Great Eating Competition”, um game rítmico e divertido, inspirado em competições culinárias.
Para os alunos, a experiência foi intensa e enriquecedora. Augusto Xavier, integrante da equipe do GEC, destacou: “o curso foi muito dinâmico e cheio de aprendizado. Tivemos contato real com a indústria e com o processo completo de desenvolvimento. Saímos prontos para seguir na área".

Jovens aprovaram o conteúdo do curso de games | Foto: PMSJC
O evento também contou com a participação dos atendidos da Fundhas, que testaram os jogos e deram opiniões sinceras sobre as criações.
“Achei bem legal, as cores são vivas e os personagens divertidos. Acho que as crianças vão gostar bastante”, comentou Gabriele Vitória Vitalino, de 13 anos, da Unidade Putim.
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