Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta sexta-feira (7), evento com programação especial de atividades referentes ao Dia Internacional da Mulher, que será celebrado neste sábado (8).
A ação será das 13h30 às 17h no Cine Teatro Benedito Alves (rua Rui Dória, 935), na região central da cidade.
Durante a solenidade, mulheres que superaram desafios e são exemplos de mães e profissionais darão depoimentos sobre suas trajetórias de vida e de resiliência.
Também estão programadas apresentações da rede de serviços de apoio social e proteção às mulheres.
Serão entregues aos presentes cópias do Manual do fluxo de atendimento à mulher vítima de violência doméstica com o objetivo de ampliar a conscientização e prevenir novos casos. O material está disponível para a população nas unidades da Prefeitura de apoio social e saúde, entre outras.
Acolhimento e proteção
São José possui uma ampla e integrada rede de acolhimento e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, envolvendo secretarias municipais como Apoio Social ao Cidadão; Proteção ao Cidadão; Saúde; e Educação e Cidadania.
Ações constantes de prevenção e orientação são realizadas na cidade, lideradas pela Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é atuante e trabalha em parceria com a Prefeitura.
Nas três unidades de Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), vinculadas à Prefeitura, o serviço é especializado e atende mulheres com direitos violados por negligência, abandono e violência.
As mulheres que sofrem ameaças e correm risco de morte têm à disposição abrigo protegido, seguro e sigiloso, com toda a segurança.
Também existem serviços e programas voltados para a saúde integral da mulher.
Patrulha Maria da Penha
Em outra frente de atuação, a Prefeitura mantém a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal, que consiste na realização de visitas periódicas às residências para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência determinadas pela Justiça e reprimir eventuais atos de violência. As mulheres são acompanhadas através do WhatsApp e do plantão de emergências.
Desde sua criação, em junho de 2019, a Patrulha Maria da Penha já atendeu pelo menos 1.244 mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, pelo menos 96 agressores foram presos por descumprirem medidas protetivas.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.