Nei José Sant'Anna
Saúde
O trabalho especializado da equipe de Trauma do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence foi decisivo para salvar a vida de Isaac Anthony Nogueira Pinto, de apenas 11 anos, vítima de um grave acidente de trânsito ocorrido há quatro meses em São José dos Campos.
O caso do menino é um exemplo da excelência do setor, que recentemente foi certificado com o selo diamante — a maior distinção concedida pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), em parceria com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integral ao Traumatizado (SBAIT).
Atendido na sala de trauma, criada em 2019 para centralizar os cuidados em casos de urgência e emergência com alto grau de complexidade, Isaac chegou ao hospital em estado gravíssimo, com alta taxa de mortalidade, transportado de helicóptero após ter sua bicicleta atingida violentamente por uma motocicleta.
O impacto causou múltiplas fraturas nas pernas, no braço direito e lesões em órgãos internos, além de uma hemorragia severa.
“A situação do Isaac comoveu o hospital. Ele chegou numa condição gravíssima e sua recuperação foi um alento para todos. A fé, espiritualidade da mãe e a confiança na equipe fizeram toda a diferença”, relata a diretora clínica do HM e chefe do setor de Ortopedia, Dra. Lais Nunes Sales Pinheiro.
Isaac permaneceu internado por 30 dias e superou um quadro inicialmente considerado quase irreversível. O atendimento ágil, coordenado e seguro, executado por uma equipe composta por cirurgião de plantão 24 horas, equipe de enfermagem e demais profissionais de suporte, salvou a vida do garoto.
Além da equipe de Cirurgia Geral e Trauma, também participaram do atendimento as equipes da UTI Pediátrica, Pediatria a Ortopedia.
“O Isaac foi e está sendo um milagre a cada dia das nossas vidas”, afirma emocionada a mãe, Josiele Aparecida Nogueira Pinto. “Devo a vida do meu filho a cada profissional do hospital. Desde os médicos até o pessoal da limpeza, todos foram fundamentais. Em um mês, conseguimos voltar para casa", destacou.
Atualmente, o garoto segue em recuperação. Ele é acompanhado semanalmente por terapeuta ocupacional do Hospital Municipal, realiza fisioterapia em clínica conveniada e está inserido no Programa Hospitalar Domiciliar (PHD). Em agosto, Isaac fará avaliação na Rede Lucy Montoro, referência em reabilitação, para dar início ao tratamento intensivo focado na recuperação dos movimentos.
“Agora ele já está conseguindo se movimentar com andador, e os movimentos do braço estão voltando aos poucos. Em breve, deverá retornar à escola”, conta a mãe, esperançosa com o futuro do filho.
Referência
O Hospital Municipal de São José dos Campos, unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) realiza, em média, 550 atendimentos por mês na área de trauma.
Entre os casos considerados como trauma estão os pacientes vítimas de atropelamentos, acidentes de trânsito, quedas de moto, vítimas de ferimento por arma de fogo, idosos que apresentam fratura de fêmur, traumatismo cranioencefálico, entre outros.
Casos como o de Isaac reforçam a importância de um serviço estruturado, baseado em protocolos rígidos e voltado para a segurança do paciente — fatores que fizeram o HM conquistar o mais alto selo de qualidade do país nessa área.
MAIS NOTÍCIAS
Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.