João Paulo Sardinha
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A edição de São José dos Campos do Revelando SP, o maior festival de valorização das culturas tradicionais, superou os números do ano anterior e reuniu 130 mil pessoas no Parque da Cidade, entre os dias 24 e 27 de julho, um crescimento de mais de 30% em relação a 2024.
Com entrada gratuita, o festival contou com a participação de 77 municípios paulistas, de 13 regiões do Estado, e uma vasta programação, com destaque para os shows de Renato Teixeira com a Orquestra Joseense, Cezar & Paulinho, Jackson Antunes convida Leyde & Laura, Sami Rico, entre outras manifestações artísticas.
A festividade foi uma das principais atrações da programação de aniversário dos 258 anos de São José dos Campos.
Público lotou o Parque da Cidade na noite de domingo (27). Foto: Paullo Amaral / FCCR
“O sucesso dessa edição em São José dos Campos mostra a força e a importância do Revelando SP na valorização da cultura tradicional paulista e no Vale do Paraíba. Ver o público crescer em mais de 30% é uma prova do quanto as pessoas reconhecem e se conectam com essa celebração das nossas raízes”, disse Marcelo Assis, secretário Executivo da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Nesta edição, uma das novidades foi uma nova área chamada “Experimenta!”, um espaço que abrigou atividades interativas com artesãos que fazem parte do festival. O espaço também sediou a exibição de conteúdo audiovisual diverso referente ao Revelando SP.
Outro destaque da programação foi a exposição “Arte Sacra para ver e sentir”, que reuniu réplicas de obras do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, escaneadas em alta resolução, impressas em 3D em resina termoplástica ABS e policromadas manualmente, respeitando as cores originais. Com essa tecnologia inovadora o público pode tocar as peças, tornando essa uma experiência acessível e imersiva, com legendas em braile e QR Codes com audiodescrição, garantindo inclusão a todos os públicos.
O Revelando SP já teve mais de 60 edições ao longo de quase três décadas e se consolidou como o principal palco de valorização da cultura de raiz paulista, promovendo encontros, vivências e o fortalecimento das tradições que fazem parte da identidade do povo paulista.
A realização do festival é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com correalização da Prefeitura da Municipal de São José dos Campos, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e gestão da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.