Formandos da GCM usam dia de folga para doação de sangue
Atualizado em 22/07/2025 - 18:13
Os alunos da nova turma da Guarda Civil Municipal deram um exemplo de solidariedade - Foto: Fotógrafo desconhecido =>0

Paula Paz
Proteção ao Cidadão

Na reta final do curso de formação, os 60 alunos da nova turma da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos (GCM) deram um exemplo de solidariedade e compromisso com a vida. Nesta segunda-feira (21), mesmo em dia de folga, parte dos formandos se mobilizou para fazer a doação de sangue no Serviço de Hemoterapia, que atende os principais hospitais do Vale do Paraíba, como o Hospital Municipal e o Hospital Regional.

O gesto voluntário reforça o espírito de serviço público que move os novos guardas civis, que serão oficialmente apresentados à população na sexta-feira (25), às 10h, no Teatrão, durante a cerimônia de formatura.

Maria Cecília Braz Scarparo | Foto: Divulgação

“A doação de sangue, para mim, é um gesto de gratidão e um símbolo do que é servir verdadeiramente a população", afirmou a aluna Maria Cecília Braz Scarparo, de 33 anos. Ela está mais tranquila na reta final do treinamento. “Sinto que venci essa etapa. Foram cinco meses intensos, e agora já estamos prontos para servir a população.”

Leonardo Martins de Oliveira | Foto: Divulgação

O aluno Leonardo Martins de Oliveira, de 29 anos, que também ficou feliz em poder doar sangue e beneficiar o próximo, ressaltou que a formação foi marcada por superações. “A semana zero impactou muito. Foi um teste que exigiu firmeza e mostrou quem realmente estava preparado. O estágio nas ruas foi maravilhoso, deu sentido a tudo o que aprendemos.”

Formação dos novos guardas

A formação dos novos integrantes da Guarda Civil Municipal tem carga de 760 horas, com disciplinas como técnicas de abordagem, armamento, direção defensiva e primeiros socorros. Para avançar, os alunos precisam obter nota mínima de 7 em todas as avaliações. Após a conclusão do curso e do estágio probatório de 3 anos, os agentes serão efetivados.

A academia da GCM de São José dos Campos também está formando 15 guardas de Lorena e 4 de Bragança Paulista, consolidando a cidade como referência na qualificação de profissionais de segurança, por meio da Lei Municipal 658/2022.

Serviço de Hemoterapia

Conhecido como Banco de Sangue, o Serviço de Hemoterapia recebe em média 150 doadores por dia e realiza cerca de 3.500 transfusões por mês. O hemocentro funciona Rua Antônio Saes, 425, Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Mais informações pelo Whatsapp (12) 98136-0011.


MAIS NOTÍCIAS
Proteção ao Cidadão

×