São José começa limpeza de córregos para evitar enchentes
Atualizado em 20/01/2025 - 16:49
Desassoreamento
A Vala dos Verdureiros, na região oeste, é um dos canais que vão receber o serviço nesta semana - Foto: PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos inicia nesta terça-feira (21) a dragagem e limpeza de córregos e canais da área urbana. Fundamental para evitar inundações, o serviço será realizado pela Terrax, que venceu a licitação pelo valor de R$ 2.129.800, com prazo de 5 meses para executar os trabalhos.

Os principais cursos d’água abrangidos são os córregos Putins, Cambuí, Pararangaba, Ressaca, Limoeiro, Alambari, Ponte Alta, Buerinho, Senhorinha, Rio Comprido e Olaria. Ainda serão beneficiados o piscinão do Jardim São Vicente, bem como afluentes e valas diversas.

O desassoreamento de rios, córregos e valas tem como objetivo mitigar os efeitos das chuvas. A iniciativa, que ocorre todos os anos, inclui a manutenção, limpeza e retirada de resíduos de erosão das margens. Essas ações minimizam os problemas de enchentes e alagamentos, beneficiando a comunidade e tornando os bairros mais resilientes, especialmente durante as fortes precipitações.

Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizado previamente um cadastro de toda a bacia hidrográfica do município. O levantamento das áreas – com dados sobre extensão, largura e tamanho de intervenção – possibilitou a dimensão mais precisa do aparato de maquinário necessário para cada local.

Paralelamente, o carro fumacê vai passar nas proximidades dos córregos e canais onde serão realizados os serviços. A aplicação do produto visa combater a proliferação de pernilongos no entorno desses locais.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

×