Bancos lideram as reclamações feitas ao Procon em 2024
16/01/2025 09:39
Procon. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 28-06-2023
Munícipes fazem reclamações junto ao Procon de São José, localizado na Avenida José Longo - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Avelino Israel
Secretaria de Assuntos Jurídicos

Das 12.977 reclamações feitas ao Procon em 2024, a maioria foi contra os bancos. Entre as 10 empresas mais reclamadas, estão Itaú Unibanco, Bradesco, Caixa, Santander e Mercantil do Brasil. Na sequência, aparecem as operadoras de telefonia móvel (Vivo, Tim, Grupo Claro/Net/Embratel/Nextel) e os serviços públicos (Sabesp e EDP São Paulo).

Entre as principais reclamações feitas pelo consumidor contra agências bancárias, estão os vícios de serviço, prática comercial abusiva e cobrança indevida, mesmas questões identificadas pelo Procon em 2023.

Ranking anual

Pelo ranking de 2024 do Procon, a Vivo está no topo da lista (539), seguida por Itaú Unibanco (433), Claro/Net/Embratel/Nextel (429), Sabesp (415), Tim Celular (394), Bradesco (362), Caixa (307), Santander (300), Mercantil do Brasil (275) e EDP São Paulo (254).

Em 2023, o número total de reclamações foi menor, de 11.913, com o Grupo Claro/Net/Embratel/Nextel liderando o ranking (688), seguido por Vivo (596), Tim (364), Sabesp (350), Itaú Unibanco (264), Bradesco (253), EDP São Paulo (247), Banco Pan (234), Caixa (218) e Banco BMG (200).

Dicas

O Procon recomenda que o consumidor que se sentir lesado em qualquer relação de consumo deve procurar os seus direitos junto ao Código de Defesa do Consumidor. Atualmente, as empresas são obrigadas a disponibilizar em local visível uma cópia do documento para consulta do consumidor.

O consumidor também pode procurar pelo Procon pessoalmente ou por telefone para receber orientação ou registrar sua reclamação.

Procon de SJC

  • Rua Paulo Setúbal, 220 – Jardim São Dimas
  • 151 ou (12) 3909-1440
  • procon.sjc.sp.gov.br

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