Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
O Museu do Folclore de São José dos Campos recebeu, em 2024, um total de 29.837 pessoas, entre visitantes em seus diferentes espaços (exposição, biblioteca, brinquedoteca e presépio) e participantes das atividades realizadas durante o ano, como Ciclo de Natal, Museu Vivo, Mês do Folclore, Terças com Museologia.
Outras atividades em que houve a participação e parceria do Museu do Folclore também merecem ser destacadas, como a 10ª Flim (Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha), em setembro, e a exposição temporária “Bandeiras, violas e figureiras: a natividade no Vale do Paraíba”, montada no MAS (Museu de Arte Sacra de São Paulo) de 7 de dezembro a 12 de janeiro.
Vista da exposição em parceria com o MAS | Foto: Divulgação
Dezembro
Em dezembro, foram recebidas 1.992 pessoas, sendo 1.676 em visitas à exposição de longa duração, 781 ao presépio, 73 à biblioteca e 46 à brinquedoteca; além de outras 316 participantes de atividades, como abertura do presépio (300), Roda de Fazeres (9) e Grupo de Estudos (7).
“Para este ano, nosso compromisso é continuar valorizando a cultura popular da região, assim como seu patrimônio (material e imaterial) e seus detentores de saberes e fazeres, seja por meio dos nossos espaços e das nossas atividades, que estarão sempre de portas abertas para o público”, enfatiza a gestora do museu, Camila Inês.
Alunos conhecem a brinquedoteca do museu durante visitação |Foto: Divulgação
Visitas
As visitas espontâneas à exposição podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h, com entrada gratuita. Já as visitas em grupo devem ser pré-agendadas pelo site do museu, no link visite o museu.
Os demais espaços podem ser visitados nos seguintes dias e horários: biblioteca (de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h) e brinquedoteca (de terça a sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 16h30).
O presépio, aberto em dezembro, ainda poderá ser visitado até o dia 26 de janeiro, quando acontecerá a 27° Chegada das Bandeiras, marcando o encerramento do Ciclo de Natal. As visitas seguem os dias e horários da exposição.
Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
Museu do Folclore de SJC
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.