Mais 100 novos professores celebram formatura na EFE
Atualizado em 27/02/2025 - 18:55
Formatura dos Novos Professores das Turmas 12 e 13 da Escola de Formação do Educador (EFE). Foto: Claudio Vieira/PMSJC 26-02-2025
Profissionais vão atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Ariane Caldas
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos segue investindo na capacitação dos educadores da rede municipal por meio da EFE (Escola de Formação do Educador), reafirmando o compromisso com a qualidade da educação.

Na quarta-feira (26), o Cefe (Centro de Formação do Educador) recebeu mais 100 professores recém-efetivados para a cerimônia solene de conclusão da formação preparatória para o exercício da docência. Os profissionais das turmas 12 e 13 passaram meses em estudo e experiências práticas na EFE.

Marcado por momentos emocionantes, o evento contou com a presença de familiares, convidados e profissionais da equipe técnica.

Vocação para ensinar

Ser professor é educar, cuidar e transformar vidas. Para Bruna Caldas, essa vocação sempre esteve presente. “A pedagogia foi uma escolha natural. Desde o ensino fundamental, eu já sabia que queria ser professora e continuar na escola. Quando comecei a atuar, tive a certeza de que era isso que eu queria para minha vida.”

Bruna (ao centro) iniciou a formação no dia 2 de janeiro | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Aos 23 anos, Bruna se prepara para atuar na educação infantil e reconhece a importância da Escola de Formação nesse processo. “A EFE foi essencial para minha adaptação à rede municipal. Antes, eu não conhecia nada. E aqui, aprendemos sobre os projetos, o currículo próprio da rede e as práticas pedagógicas, o que será fundamental quando eu estiver em sala de aula.”

O apoio da família também desempenha um papel essencial nessa trajetória. “A Bruna sempre gostou de estudar e ficou muito feliz ao ver a preocupação da Prefeitura em preparar bem os professores antes de colocá-los em sala de aula", disse Fabiana Caldas Guedes, mãe da nova professora. "Acompanhamos as atividades e ficamos impressionados com o material pedagógico utilizado."

Orador da turma

O professor de inglês Roger Almeida Ferraz foi escolhido como orador da turma 12. No discurso, ele destacou a importância da capacitação oferecida pela EFE. “Essa foi uma oportunidade única. Tivemos diversas experiências de aprendizado que contribuirão para aprimorar nossa prática docente."

Além dos aspectos técnicos, Roger ressaltou a importância da humanização no ambiente escolar. “O aluno é um ser humano multifacetado. É essencial valorizar não apenas seu desempenho cognitivo, mas também seus aspectos emocionais, psicológicos, sociais e culturais.”

Roger está animado para atuar na rede municipal | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Superação e conquistas

Fernanda Campos Ribeiro, representante da turma 13, iniciou os estudos na EFE no primeiro dia útil de 2025. Ela relembrou os desafios enfrentados até a formatura, destacando momentos de estudo, a ansiedade pelo resultado e o aprendizado adquirido.

“Para alguns, foram anos de tentativas. Para outros, a oportunidade de mudar de vida e seguir novos rumos. Para muitos, a tão esperada estabilidade e segurança. E para alguns, a ficha ainda nem caiu – eu me incluo nesse grupo.”

Fernanda recebeu homenagem de colegas e formadores | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Vem pra EFE!

A Escola de Formação do Educador da Prefeitura de São José oferece espaços para a realização de projetos que visam qualificar, capacitar e aperfeiçoar todos os professores da rede municipal, gestores escolares e demais profissionais da educação.

Os recém-contratados pela Prefeitura passam por período dedicado exclusivo à formação pedagógica, podendo chegar a três meses, com atividades práticas em laboratórios inovadores, residência pedagógica e capacitações para uso de tecnologias educacionais.

Os educadores e especialistas que já atuam nas escolas e na Secretaria de Educação e Cidadania também poderão contar com o local para formações e especializações para funções superiores e práticas pedagógicas inovadoras.


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