Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Quem conhece o aposentado Manoel José Calixto, de 93 anos, sabe que o sorriso escancarado é sua marca registrada. Aliados à simpatia, vitalidade e alegria de viver, transformam o ex-funcionário da Embraer em um ser humano especial, que cativa todos que com ele convivem.
De segunda a sexta-feira, acorda às 6h, toma banho e se prepara para um compromisso ao qual nunca falta: frequentar as atividades do Centro Dia, serviço humanizado e diferenciado oferecido pelas Casas do Idoso de São José dos Campos, mantidas pela Prefeitura.
Morador da Vila Tatetuba, Calixto tornou-se usuário da Casa do Idoso Leste em 2017. Até 2022, ele se deslocava até a unidade de ônibus.
Com a locomoção dificultada após cirurgia do fêmur, passou a frequentar o Centro Dia em julho de 2023. De segunda a sexta, por volta das 7h40, uma van chega até sua residência e o leva para a unidade, onde passa o dia todo e acompanha as atividades. Por volta das 17h, o veículo o deixa em casa.
Calixto e os demais frequentadores das Casas do Idoso Leste, Centro, Norte e Sul que utilizam os serviços do Centro Dia recebem tratamento e acompanhamento humanizados por parte de equipes multidisciplinares, formadas por assistentes sociais, profissionais de saúde, professores de educação física, psicólogos e terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais.
Realizam atividades específicas de esporte, cultura e lazer, mas também participam das ações diárias programadas pelo Centro de Convivência, que são livres para todos que estiverem nas unidades.
Eles fazem cinco refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e café da tarde. Os cuidados e o carinho são tão grandes que até as canecas são personalizadas com seus nomes.
O aposentado Calixto (sentado), o amigo Edgard e o quadro que pintou /Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
Saúde e bem-estar
Lúcido e muito animado, Calixto é o patriarca de uma família numerosa: são 11 filhos, 22 netos, 20 bisnetos e 6 tataranetos. Independente, mora sozinho, mas está sempre cercado pelos familiares, para os quais é um exemplo de vida e de superação.
"Sempre tem festas de fim de ano nas Casas do Idoso. Aí, levo os filhos, netos, bisnetos e tataranetos para participarem comigo", afirmou o aposentado.
Ele considera que a Casa do Idoso tem sido fundamental para sua longevidade e para que esteja com boa saúde prestes a completar 94 anos: seu aniversário é no dia 25 de junho.
"A Casa do Idoso é um complemento para minha saúde, que melhorou depois que passei a frequentar as atividades. Gosto de tudo, mas prefiro as aulas de pintura e as sessões de fisioterapia", conta.
A aposentada Helena: feliz com as atividades e amizades /Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
Amizades
Também frequentadora do Centro Dia da Casa do Idoso Leste, a aposentada Helena Correia dos Santos, de 85 anos, elogiou as atividades desenvolvidas pela Prefeitura.
"Acordo às 5h, já ansiosa para a chegada da van para vir para a Casa do Idoso. Sempre fico muito alegre quanto estou aqui, onde tenho muitos amigos. As atividades são muito legais e nos ajudam muito", disse.
As vans facilitam e agilizam a locomoção dos idosos /Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
Serviço
Centro Dia
O que é:
• Serviço diferenciado e humanizado das Casas do Idoso destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não têm condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele.
• O objetivo promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria de vida dos idosos.
O que é oferecido:
• Condução por meio de vans, sendo que algumas são adaptadas para facilitar a entrada e saída dos idosos dos veículos
• Atividades diversificadas de esporte, cultura e lazer de segunda a sexta, sempre com equipes multidisciplinares
• Cinco refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e café da tarde
• Paralelamente ao trabalho com os idosos, as famílias também são assistidas e têm acompanhamento. Recebem as explicações das atividades desenvolvidas para que se tenha um complemento quando os idosos estiverem em suas residências
Funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas Casas do Idoso Leste, Centro, Sul e Norte
Como participar:
Para poderem se beneficiar do Centro Dia, os idosos já precisam ser atendidos e acompanhados pelos Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social)
Benefícios:
• Autonomia e independência
• Bem-estar
• Melhoria da saúde
• Fortalecimento de vínculos
• Novas amizades
• Inclusão social
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.