UBSs recebem certificação por incentivo à amamentação
Atualizado em 29/08/2025 - 12:42
Agosto Dourado nas UBSs
Reconhecimento da WABA destaca excelência das unidades em ações de incentivo ao cuidado materno-infantil - Foto: Divulgação

Lucas Brito
Saúde

As  UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve dos bairros Santana, Telespark, Altos de Santana e Alto da Ponte, gerenciadas pelo Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”), receberam a certificação internacional concedida pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), organização reconhecida mundialmente pelo incentivo à amamentação.

O selo atesta a excelência das práticas desenvolvidas pelas unidades na promoção do aleitamento e posiciona a rede de saúde municipal no cenário global como referência em cuidado materno-infantil.

Entre as ações implementadas que contribuíram para a conquista está a campanha “Amamentar é Sustentar: menos plástico, mais vida”, desenvolvida em alusão ao Agosto Dourado, mês que reforça a importância do leite humano como alimento de padrão ouro e essencial para o desenvolvimento saudável do bebê.

Foram realizadas palestras, oficinas, acompanhamentos, consultas e orientações sobre os benefícios para lactantes e as equipes. Também se destacam iniciativas de acolhimento, com a criação de espaços exclusivos, e sustentabilidade, como a coleta de materiais recicláveis usados — mamadeiras, chupetas e latas de leite em pó —, além da captação de frascos de vidro com tampa plástica rosqueável para o armazenamento e doação ao Banco de Leite do Hospital Municipal.

De acordo com a WABA, avanços como esse reafirmam a importância de alinhar os serviços de saúde às melhores práticas de apoio a gestantes e puérperas, impactando diretamente na qualidade de vida de mamães e recém-nascidos.

Além destas UBSs, o Cejam é responsável pela administração das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Alto da Ponte e Campo dos Alemães, que recentemente alcançou o nível 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das mais respeitadas do país.


Certificado concedida pela WABA às UBSs gerenciadas pelo Cejam no município | Foto: Ilustração

Leia também:

Projeto Casulo transforma desafios da amamentação em superação

Simpósio reforça importância do aleitamento materno

Curso para gestação segura reúne 41 futuras mamães no HM


MAIS NOTÍCIAS
Saúde

×