Meu Pet Feliz: 7 anos de cuidados a cães e gatos em São José
Atualizado em 29/08/2025 - 15:45
Meu Pet Feliz 7 anos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 26-08-2025
Programa gratuito soma mais de 33 mil castrações e cerca de 39 mil microchipagens - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Lucas Brito
Saúde

Colaborou o estagiário Vítor Burgatti

Em São José dos Campos, a Prefeitura não cuida apenas das pessoas - os amigos de quatro patas também têm atenção especial.

O Meu Pet Feliz, programa permanente, completou neste mês 7 anos de dedicação à saúde e bem-estar dos animais de estimação do município.

Criado em 2018, o projeto oferece castrações e microchipagens totalmente gratuitas para cães e gatos.

Além do controle populacional, a castração melhora a qualidade de vida dos bichinhos, prevenindo doenças e outras complicações. Já o microchip funciona como uma “carteira de identidade digital” e garante mais segurança, minimizando casos de perdas, abandonos, maus-tratos e furtos. O dispositivo eletrônico armazena um código único e inalterável com informações de contato do tutor e das características do pet.

Os procedimentos são realizados no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e em clínicas veterinárias credenciadas. Para levar esse serviço ainda mais longe, a cidade conta com o Castramóvel, unidade itinerante que percorre diferentes bairros ao longo do ano oferecendo atendimentos perto de quem precisa.

Ao longo destes 7 anos, são 33.553 castrações, sendo 9.534 pelo Castramóvel, e aproximadamente 39 mil microchipagens.

Nesta semana, foram abertas mil novas vagas na 43ª edição, com inscrições online.


Sala Cirúrgica do CCZ durante procedimento | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Aprovação animal e popular

Aos 51 anos, Rosangela de Lima conhece bem o Meu Pet Feliz.

Moradora do bairro São Judas Tadeu, na região sudeste da cidade, já teve cinco animais domésticos atendidos pelo programa, sempre com muito carinho.

"Eu já castrei dois cachorros e três gatos pela Prefeitura. Hoje, dois deles moram comigo, o Raccun e o Pelinho. Ser mãe de pet é tudo de bom! Eles são companheiros, fazem umas baguncinhas… mas enchem a casa de alegria”, conta Rosangela.

“O pessoal do CCZ é atencioso, tudo lá é super organizado. Sou extremamente grata e satisfeita, recomendo para todos que conheço: podem confiar que o trabalho é sério, eles realmente amam e protegem os animais”, destacou.


Enquanto compartilha sua história, Rosangela segura Pelinho no colo | Foto: Claudio Vieira/PMSJC


Rosangela abraça Raccun | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Após a cirurgia, os tutores recebem a medicação necessária e orientações pós-operatórias para os pets.

“O serviço é completo, isso faz a diferença. Não precisamos nos preocupar em comprar os remédios, que não são baratos. E saber que estão à disposição para que nossos bichinhos se recuperem bem, tirando nossas dúvidas, não tem preço”, ressalta.

“Castrar e microchipar é importantíssimo. Eu me sinto mais tranquila proporcionando isso para eles, além de ter vacinado contra a raiva também. Em São José, só não cuida do pet quem não quer”, afirmou.


Rosangela junto com a filha, Amanda, a neta, Lívia, e os gatos Raccun e Pelinho | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A vacina antirrábica é aplicada gratuitamente para cães e gatos no CCZ, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, e nas feiras de adoção, promovidas pela Prefeitura sempre no último sábado de cada mês.

Não é necessário agendamento. Basta apresentar a carteira de vacinação do animal, que precisa ter 4 meses ou mais de idade, além dos documentos pessoais do dono e comprovante de residência no município.

Os cães devem ser conduzidos com coleira e guia, acompanhados por uma pessoa adulta. Para os felinos, a recomendação é transportá-los em caixas apropriadas para a espécie.

Leia também:

Meu Pet Feliz chega a 40 edições com sucesso


MAIS NOTÍCIAS
Saúde

×