Ex-aprendizes voltam ao Cephas para inspirar novos jovens
Atualizado em 12/08/2025 - 16:39
Palestra da Ericsson no Cephas
Programa Jovem Aprendiz oferece oportunidades de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho - Foto: PMSJC

Henrique Macedo
Fundhas

Três jovens, que foram atendidos pela Fundhas e Cephas, retornaram à sala de aula na manhã desta terça-feira (12) para uma palestra sobre a vida profissional. Anos atrás, eles participaram do programa Jovem Aprendiz e foram contratados pela Ericsson, empresa de telecomunicações.

A ação faz parte do programa de voluntariado da empresa, que também contou com uma palestra sobre Inteligência Artificial e oficina de elaboração de currículos.


Troca de experiência entre os ex-alunos e atuais estudantes inspira e motiva | Foto: PMSJC

“Acho muito importante esses jovens virem aqui no Cephas e mostrarem que é possível entrar numa empresa de grande porte, se estabelecer, fazer um curso superior. Isso é motivador para os alunos que estão assistindo”, comentou Júlio Retor Jr, que é supervisor de manutenção.


Programa Jovem Aprendiz tem parcerias com empresas da cidade | Foto: PMSJC

Tainara dos Santos passou pela Fundhas e foi jovem aprendiz no Cephas, em 2009. Para ela, ter cursado o Cephas foi um diferencial. “Fiquei emocionada de estar aqui e falar para esses jovens, muito inspirador. Trabalho na Ericsson há 15 anos, sou analista de logística. A Fundhas foi um marco na minha vida”, afirmou. 

“Entrei no programa Jovem Aprendiz e fui chamado pela Ericsson ainda muito jovem. Acabei sendo efetivado e hoje trabalho na área de recebimento de materiais. Ter feito Cephas me abriu as portas, me deu oportunidade de ingressar em algo grande”, contou Marcos Vinicius. 

Larissa Andrade foi aprendiz quando tinha 15 anos e hoje trabalha na área de produção na empresa. “Para mim é uma emoção e um sentimento de gratidão poder retornar ao Cephas e falar sobre a minha experiência para esses jovens”, disse.

Jovens foram atendidos na Fundhas e Cephas | Foto: PMSJC

Programa Aprendiz

Atualmente, 492 jovens cumprem jornada de trabalho em uma das 43 empresas parceiras da Fundhas, tendo dessa forma a experiência do primeiro emprego. Como aprendizes, eles são registrados em carteira, com todos os direitos trabalhistas previstos em Lei. O vínculo empregatício é com a Fundhas, que recebe das empresas o repasse dos custos com os adolescentes.

Todos os alunos que fazem parte do Programa devem, de acordo com a Lei do Aprendiz (10.097/2000) cumprir, além das atividades de aprendizado prática – que são desenvolvidas nas empresas parceiras – uma carga horária teórica que é realizada tanto na modalidade presencial quanto a distância.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×