Regiões oeste e sul recebem Operação Casa Limpa no sábado
Atualizado em 03/04/2025 - 16:07
Operação Casa Limpa no bairro Vila Guarani. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 01-03-2025
Ação reforça combate à dengue e conscientiza moradores sobre prevenção - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Saúde

A Operação Casa Limpa, estratégia da Prefeitura de São José dos Campos para ampliar o combate à dengue na cidade, irá até as regiões oeste e sul neste sábado (5).

Das 7h às 12h, os moradores deverão deixar em frente de casa os itens que possam ser criadouros do mosquito da dengue – latas, potes, garrafas, lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou quaisquer objetos que acumulem água – para que sejam recolhidos pelos dois caminhões que vão circular pelos bairros.

É importante reforçar que restos de construções, móveis e madeiras não serão retirados. Esses materiais devem ser entregues nos PEVs (pontos de entrega voluntária).

Já foram 11 edições realizadas neste ano, coletando mais de 12 toneladas de objetos nas regiões leste, norte, centro, sul e sudeste, eliminando os focos do Aedes aegypti, transmissor da doença.

Bairros

Oeste

• Jardim das Indústrias

• Jardim Pôr do Sol

• Jardim Limoeiro

Sul

• Campo dos Alemães

• Residencial Altos do Bosque

• Parque dos Ipês

Controle

Diariamente, diversas ações de prevenção e enfrentamento à dengue são executadas em todas as regiões da cidade. A programação de nebulização costal, controle de criadouros e fumacê podem ser acompanhadas pelo site da Prefeitura.

Em 2024, o município registrou mais de 98 mil casos da doença. A colaboração de todos no combate ao Aedes aegypti é muito importante para evitar uma nova epidemia.

Os dias mais quentes e chuvosos do verão são propícios para proliferação das larvas. É fundamental que a população também redobre os cuidados dentro de casa.

Evite o uso de pratinhos embaixo das plantas, não acumule entulho e lixo, mantenha bem tampados os reservatórios e caixas-d'água. Confira mais orientações para evitar criadouros.

Caso identifique qualquer possível criadouro do mosquito, entre em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×