Escola promove simulação de debates nos moldes da ONU
Atualizado em 29/11/2024 - 11:06
Simulação ONU na Emefi Homera
Atividade acadêmico-recreativa envolveu cerca de 90 alunos - Foto: Divulgação

Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania

Os alunos da Emefi Profª Homera da Silva Braga, no Jardim Morumbi, participaram na quarta-feira (27) de uma atividade que simula debates nos moldes da ONU (Organização das Nações Unidas).

Cerca de 90 estudantes dos anos finais vivenciaram na prática como funcionam os encontros dos comitês e assumiram o papel de diplomatas para negociar e solucionar conflitos em conferências internacionais fictícias, baseadas em questões de importante relevância no contexto mundial.

Vestidos com traje formal, os jovens se dividiram entre variadas funções, incluindo uma equipe de imprensa, responsável pela cobertura das reuniões e a elaboração de um jornal, com fotos e notícias sobre as discussões.

O desenvolvimento foi organizado pelas professoras de geografia Juliana Monteiro e Ana Cristina, e os debates também envolveram outros docentes, que acompanharam as produções ao lado de orientadores e coordenadores pedagógicos.


Equipe gestora, técnicos da Secretaria de Educação e professores da escola envolvidos na simulação | Foto: Divulgação

A ação segue a mesma proposta da Sief - Simulação para o Ensino Fundamental, que acontece a cada dois anos na rede de ensino municipal. O objetivo é estimular valores universais de liderança, união, cooperação e tolerância.

Representando a delegação estadunidense, a aluna Juliana Silva de Oliveira, do 9º ano, destaca os ensinamentos recebidos com a simulação. “Conhecemos sobre a cultura, economia e política de cada país. É muito divertido estudar assim, absorvemos ainda mais os conteúdos”, afirmou. 


Juliana realiza leitura durante a simulação | Foto: Divulgação

Já o aluno Igor Katsuya Oliveira, também do 9º ano, atuou como a Rússia e comentou as lições que irá levar do projeto. “Nos empenhamos bastante e treinamos para este dia. Aprendemos a nos posicionar, expor nossas ideias e argumentar, habilidades que serão úteis em outras apresentações de trabalho, processos seletivos para o ensino médio e até entrevistas de emprego”, disse Igor.


Igor, ao lado das colegas, participando do debate | Foto: Divulgação 

O exercício, mesmo por meio da reprodução de um momento da história ou da negociação sobre um assunto atual, constitui-se numa experiência interdisciplinar entre as áreas do conhecimento.


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