São José reduz em 69,6% o número de homicídios na cidade
Atualizado em 11/11/2024 - 17:32
Operação Impacto 14 de maio
O trabalho integrado da GCM e das forças de segurança já realizou mais de 700 ações de combate ao crime - Foto: Divulgação

Paula Paz
Secretaria de Proteção ao Cidadão

O número de homicídios de janeiro a setembro em São José dos Campos teve uma queda de 69,6%, em comparação ao mesmo período de 2016. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), foram 17 casos em 2024 ante 56 naquele ano.

A redução desse índice de criminalidade no município é um dos resultados do programa São José Unida, que foi criado pela Prefeitura em 2017 e vem promovendo a integração entre as Forças de Segurança e a Guarda Civil Municipal (GCM), com suporte estratégico do Centro de Segurança e Inteligência (CSI). Desde o início até agora, esse trabalho conjunto já realizou mais de 700 ações e trouxe resultados de impacto: foram 2.837 ocorrências atendidas, 636 veículos recuperados, 287 procurados pela Justiça recapturados e 1.293 pessoas detidas com a ajuda da tecnologia das câmeras inteligentes.

Em comparação ao mesmo período de 2023, a cidade também registrou diminuição nos índices de criminalidade, conforme apontado pelo balanço estatístico da SSP. Houve uma redução de 48% nos casos de furtos de veículos.

Além disso, os roubos de veículos diminuíram 17,6%. Outras modalidades criminais também apresentaram reduções significativas, incluindo roubos (-23%) e roubos e furtos de celulares, com queda de 13,4%, além da significativa queda nos índices de homicídios de 45,2%, caindo de 31 para 17 .

Aprovação

Um levantamento do Indsat, realizado em abril, mostra que a avaliação da segurança pública de São José continua superior à dos outros municípios de grande porte, mantendo o alto grau de satisfação desde outubro de 2023. A cidade alcançou 682 pontos na avaliação de 600 moradores, enquanto a média das demais grandes cidades foi de 522, uma diferença de 160 pontos no segundo trimestre.

O Indsat utiliza uma metodologia exclusiva para avaliar a satisfação com serviços públicos, atribuindo uma nota até 1.000 pontos com base nas avaliações de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo de cada serviço. As cidades são classificadas por porte populacional: pequeno (até 100 mil habitantes), médio (entre 100 mil e 400 mil) e grande (acima de 400 mil).


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