Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania
Colaboração do estagiário Rodrigo de Almeida
A Prefeitura de São José dos Campos convocou 29 novos professores aprovados em concurso público, realizado em dezembro de 2023. Nesta segunda-feira (11), eles foram até o Cefe (Centro de Formação do Educador) para apresentar os documentos exigidos para efetivação.
Entre os novos professores, 20 são da modalidade P1, que lecionam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tanto no curso regular quanto na EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Já os outros 9 são da modalidade P2, que atuarão nos anos finais do Ensino Fundamental e da EJA. As vagas para P2 contemplaram professores de matemática e inglês.
Todos passarão por formação preparatória para exercício da função na Escola de Formação do Educador (EFE). A escolha do local de trabalho segue a ordem de classificação no concurso público, homologado em abril deste ano.
Desde 2017, a Prefeitura efetivou mais de 3.200 servidores para a Secretaria de Educação e Cidadania entre professores P1 e P2, agentes educadores e assistentes de gestão.
Nova fase
Aos 26 anos, Lara de Jesus é professora em Jambeiro e irá dar início à uma nova trajetória na cidade. "São José é referência em educação, pelos investimentos e inovações. Agarrei essa oportunidade e estou muito contente!”, afirmou.
Lara está feliz com a conquista | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Gilseléia de Paula Oliveira já atua como agente educadora e está animada para este próximo passo na carreira. "Estou há 5 anos como agente educadora e me encantei com o trabalho das professoras. Estudei, fiz faculdade e agora estou pronta para ser professora. É uma emoção e um orgulho enorme, não dá para descrever", contou.
Sorridente, Gilseléia preenche os documentos para efetivação | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Convocação e formação
Esta é a 2ª convocação do concurso vigente. Em julho, 26 aprovados foram efetivados, sendo 10 da modalidade P1 e 16 da modalidade P2, entre professores de português, matemática, história, geografia, ciências, artes, educação física e inglês.
Para eles, a imersão na EFE teve início em agosto deste ano e representou um marco importante na carreira de cada um.
Há mais de quatro anos na rede como professora PD (Prazo Determinado), Jaqueline Cordeiro se mostrou entusiasmada com a formação. “É um sonho chegar até aqui, este lugar é maravilhoso! Temos acesso a recursos tecnológicos e sabemos que vamos aprender bastante”, disse.
“Esse apoio faz a diferença e é essencial, acho de total proveito para qualquer pessoa, desde o profissional que está começando até aqueles que já têm experiência, pois a educação se renova a cada dia, assim como a sociedade se transforma”, destacou a professora.
Jaqueline durante formação na EFE | Foto: PMSJC
Antes de irem para as salas de aula, todos os professores recém-efetivados pela Prefeitura recebem uma formação de até 3 meses voltada à atuação pedagógica, metodologias e utilização de novas ferramentas educacionais, disponibilizadas pelo programa Educação 5.0.
Durante este período, os educadores seguem recebendo salário de forma íntegra, desde a efetivação, segundo a Lei Municipal 10.293/2021.
As capacitações oferecidas pela EFE não se restringem somente aos recém-contratados. Os profissionais que já fazem parte da rede têm à disposição materiais, cursos, espaços inovadores e todo apoio da equipe pedagógica para aperfeiçoar seu trabalho.
O HTC (Horário de Trabalho Coletivo) também conta com encontros geridos pela Escola de Formação. Além de professores, agentes educadores e equipes gestoras das escolas participam de especializações para aprimorar o atendimento e as rotinas administrativas.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.