Escolas se preparam para o Saresp 2024
Atualizado em 13/11/2024 - 17:16
Preparação para o Saresp na Emefi Profº Nelson Ferreira da Silva
Unidades promovem simulados e diversas ações para o engajamento das turmas; exame será aplicado para cerca de 12 mil alunos nas 67 escolas de ensino fundamental - Foto: PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania

Colaboração do estagiário Rodrigo de Almeida

A expectativa está alta na rede de ensino municipal. Na próxima quarta-feira (13), cerca de 12 mil alunos realizam a prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).

O exame será aplicado em 66 escolas de ensino fundamental integral da Prefeitura para os estudantes do 2º e 5º anos, e avalia habilidades e competências em língua portuguesa e matemática.

Para garantir o bom desempenho, as unidades promovem atividades de engajamento e preparação que envolvem toda a comunidade escolar. Desde simulados com os alunos, até envolvimento das famílias por meio de recados, reforçando a importância da presença. A mobilização é grande pelo Saresp. 

No dia da aplicação, as equipes das escolas acolhem as crianças com mensagens de apoio e motivação, proporcionando um ambiente saudável, leve e organizado.


Incentivar a "frequência 100%" é o primeiro passo para o Saresp | Foto: PMSJC 

Criatividade e participação

As escolas definem as próprias estratégias para cativar os estudantes, incluindo jogos, brincadeiras e conversas para estimular os estudos. 

Na Emefi Profº Nelson Ferreira da Silva, localizada no Bosque dos Eucaliptos, região sul da cidade, os alunos receberam o “Saresp Card”: a cada simulado feito, o aluno preenche o cartão com um carimbo. No final, aqueles que completarem irão ganhar uma surpresa especial. 

“A ideia funcionou muito bem, não só pela recompensa que eles terão após a prova, mas pelo comprometimento que gerou nas turmas. É uma responsabilidade compartilhada, eles sabem que cada um precisa fazer sua parte”, explica Jaqueline Campos, coordenadora pedagógica da unidade. 

O trabalho de Jaqueline caminha lado a lado com o de Caroline Rodrigues, coordenadora educacional. Juntas, elas atuam para que os alunos tenham tudo o que precisam para a avaliação. 

“Nós estabelecemos um vínculo com os alunos e com as famílias, para que todos entendam a importância do Saresp. Por isso, fazemos a Busca Ativa dos estudantes e reforçamos o compromisso com a presença, para que ninguém falte nos dias dos simulados e principalmente do exame”, destaca Caroline.


Caroline e Jaqueline: parceria de sucesso entre equipe gestora | Foto: PMSJC

Os alunos Felipe da Silva Aragão, de 11 anos, e Caroline Fernandes Caravieiri, de 8, estão respectivamente no 5º e 2º ano, e se sentem prontos para a prova.

“Eu estudei bastante e a escola me ajudou muito. Depois dos simulados, a professora corrige as questões com a gente para tirar dúvidas. E vamos melhorando para não errar nas próximas”, disse Felipe.


Felipe exibe o seu Saresp Card em sala de aula | Foto: PMSJC

“O Saresp Card é muito legal, eu e meus amigos estamos animados para a prova, treinamos e merecemos ir bem”, conta Caroline.


Caroline coleciona carimbos pelos simulados realizados | Foto: PMSJC

A escola conta ainda com um projeto de liderança positiva, onde os estudantes assumem um papel de monitoria e auxiliam os colegas com dificuldade, desenvolvendo a autonomia e parceria nas salas de aula.


Equipados com crachás, monitores colaboram com os colegas na resolução de exercícios e explicam o conteúdo | Foto: PMSJC

Resultados

O Saresp é aplicado pelo Governo do Estado a fim de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no acompanhamento da melhoria da qualidade educacional.

Por meio dos resultados do exame, que devem ser divulgados no início de 2025, é possível monitorar os avanços e planejar ações pedagógicas específicas para a aprendizagem dos alunos em cada escola.

Atualmente, a rede de ensino municipal detém as melhores médias de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática entre os municípios paulistas com população acima de 500 mil habitantes.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×